TY: THES T1 - A qualidade de vida em gerontes institucionalizados portadores de doença de Alzheimer A1 - Gonçalves, Vanessa Isabel Pereira N2 - O aumento da esperança média de vida alterou o paradigma de vida das sociedades ocidentais. Muitos idosos vivem mais de 85 anos, a já chamada 4ª idade, e precisam cada vez mais de respostas sociais adequadas às suas necessidades. As respostas sociais mais conhecidas no nosso país são Instituições com denominações de Misericórdias, Lares Privados, Fundações e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), que têm vindo a assumir um papel de cada vez mais relevância na sociedade. Este estudo pretende realizar uma primeira aproximação diagnóstica ao envelhecimento em contexto institucional, para procurar saber se a realidade de uma Instituição do Baixo Alentejo, se encontra capaz de alcançar a qualidade de vida dos utentes com doença de Alzheimer. O objetivo principal deste estudo é promover a qualidade de vida dos idosos institucionalizados com doença de Alzheimer, e a pergunta de partida é ?Como promover a qualidade de vida dos idosos institucionalizados com doença de Alzheimer?? No que diz respeito à metodologia, na presente investigação optamos por levar por diante um estudo de carácter exploratório, uma a metodologia de âmbito qualitativo e quantitativo que se encontra inserida num estudo de caso numa perspetiva de investigação- ação, em que os instrumentos utilizados são os seguintes: uma escala de Rosalie Kane (2001) para avaliar a qualidade de vida dos idosos. Para além da utilização da escala acima referida, são ainda efetuadas, entrevistas semiestruturadas aos técnicos que acompanham o dia-a-dia dos idosos com o intuito de perceber a motivação dos mesmos para o trabalho que realizam com os Idosos e perceber principalmente a problemática do Alzheimer em idosos Institucionalizados. Será ainda realizado um focus grupo para os idosos com e sem doença de Alzheimer e ainda um inquérito por questionário aos familiares dos idosos com doença de Alzheimer, dada a necessidade de respostas concisas e concretas para a análise objetiva do tema. Este estudo contou com a participação de 10 gerontes, sendo que as principais conclusões a que chegamos é que os mesmos apresentam um baixo nível de qualidade de vida e que a maior parte desconhece a doença de Alzheimer e os seus sintoma. Para que esse deixasse de ser um ?problema?, foi delineado um projeto de intervenção em que se propõe uma aula aberta a alguns utentes da Erpi que se encontrem capazes de receber e perceber a informação no âmbito da doença de Alzheimer, cuja denominação evita expressões que seriam facilmente associadas às questões relacionadas com a doença, embora seja fundamentalmente chegar-se à abordagem do tema. Opta-se então pela criação da aula ?Saúde e ´Prevenção? que, deve à posteriori ser realizada com periodicidade anual, não invalidando a sua repetição sempre que os profissionais responsáveis, ou os utentes, o considerem necessário, sendo pois com base nas ilações retiradas da aplicação do inquérito por questionário, bem como no feedback proporcionado pelos participantes, que se pressupõe o desenrolar da aula supra referida. UR - https://repositorio.ipbeja.pt/handle/20.500.12207/4831 Y1 - 2018 PB - No publisher defined