TY: CONF T1 - Avaliação da auditoria ambiental como contributo para a criação do ECO GREEN CAMPUS A1 - Pardal, Ana A1 - Romeira, Telma A1 - Durão, Anabela N2 - Um dos grandes desafios que se coloca ao cidadão do século XXI consiste na preservação do ambiente, sendo cada vez mais assumida a necessidade de salvaguarda da equidade entre gerações, assente num modelo de desenvolvimento sustentável. A adesão e implementação do programa Eco-Escolas, nas diferentes unidades orgânicas que pertencem ao Instituto Politécnico de Beja (IPBeja), permite desenvolver atividades e incentiva a participação da comunidade para uma cidadania ativa, no âmbito da Educação Ambiental para a sustentabilidade. Esta comunicação tem como objectivo apresentar os resultados das auditorias ambientais realizadas no âmbito do programa Eco-Escolas como contributo para a criação do Eco Green Campus do IPBeja. A auditoria ambiental permite caracterizar a situação ambiental de referência anual. Assim, foram analisadas as auditorias ambientais realizadas nas unidades orgânicas do IPBeja. Paralelamente realizou-se a auditoria ambiental aos Serviços Comuns do IPBeja de forma a diagnosticar os vários problemas ao nível da gestão ambiental no espaço escolar e dos hábitos ambientais da comunidade académica, para elaborar o plano de ação. Após esse diagnóstico e com vista a colmatar os problemas detetados, será elaborado um plano de ação, para que sejam desenvolvidas atividades de forma a sensibilizar a comunidade escolar para as questões ambientais a melhorar. Os resultados sugerem a prática de separação de resíduos, maioritariamente papel e vidro, porém em termos do desperdício de água e de energia carecem de ações de sensibilização. Propõe-se a Politica Ambiental a adotar no IPBeja, para que a comunidade escolar contribua para uma sociedade participativa e com responsabilidades no garante do desenvolvimento sustentável, adotando assim princípios das políticas de ambiente e de sustentabilidade. UR - https://repositorio.ipbeja.pt/handle/20.500.12207/4802 Y1 - 2018 PB - No publisher defined