Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/766
Full metadata record
wcag
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorEspirito Santo, Adelaide-
dc.contributor.authorMestre, Telma de Jesus Lourenço-
dc.date.accessioned2015-01-28T13:23:16Z-
dc.date.available2015-01-16-
dc.date.available2015-01-28T13:23:16Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationMestre, T. (2014). Histórias com estória: a animação de histórias na promoção da comunicação de crianças com problemática cognitiva. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.12207/766-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Educação especial no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação, 2014pt_PT
dc.description.abstractOs estudos mostram que as crianças com problemática cognitiva apresentam graves problemas de comunicação que por sua vez geram problemas a nível de socialização. Estes problemas podem pôr em causa a sua inclusão. Consideramos que o recurso à animação de histórias como estratégia promotora da participação ativa destas crianças é uma mais-valia para que estas desenvolvam competências comunicativas e sociais promovendo assim a sua inclusão. O presente estudo pretende analisar a importância das histórias animadas, quer como facilitador da comunicação de crianças com problemática cognitiva em contexto de Jardim-de-Infância quer como facilitador da sua inclusão. A opção metodológica deste estudo, de cariz qualitativa, recai sobre a investigação-ação, tendo como técnicas de recolha de dados a entrevista semiestruturada e a observação (com recurso as grelhas de observação e registo fotográfico). Os dados recolhidos, após submetidos à análise de conteúdo, permitiram-nos constatar que a utilização da animação de histórias com recurso aos fantoches permite uma maior participação, concentração e interesse das crianças com DID do que só a apresentação do livro. Estas crianças apresentaram maior número de comportamentos com intenção de comunicação durante as sessões com fantoches, assim como foi possível obter a atenção conjunta do grupo, promovendo a inclusão das crianças com DID na atividade.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educaçãopt_PT
dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccesspt_PT
dc.subjectDificuldades intelectuais e desenvolvimentaispt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectHistóriaspt_PT
dc.subjectFantochespt_PT
dc.titleHistórias com estória: a animação de histórias na promoção da comunicação de crianças com problemática cognitivapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.pagination137 f.pt_PT
degois.identifier.tid202150810-
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Telma Mestre.pdf1.41 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.