Please use this identifier to cite or link to this item:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/766
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Espirito Santo, Adelaide | - |
dc.contributor.author | Mestre, Telma de Jesus Lourenço | - |
dc.date.accessioned | 2015-01-28T13:23:16Z | - |
dc.date.available | 2015-01-16 | - |
dc.date.available | 2015-01-28T13:23:16Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | Mestre, T. (2014). Histórias com estória: a animação de histórias na promoção da comunicação de crianças com problemática cognitiva. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.12207/766 | - |
dc.description | Dissertação de Mestrado em Educação especial no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação, 2014 | pt_PT |
dc.description.abstract | Os estudos mostram que as crianças com problemática cognitiva apresentam graves problemas de comunicação que por sua vez geram problemas a nível de socialização. Estes problemas podem pôr em causa a sua inclusão. Consideramos que o recurso à animação de histórias como estratégia promotora da participação ativa destas crianças é uma mais-valia para que estas desenvolvam competências comunicativas e sociais promovendo assim a sua inclusão. O presente estudo pretende analisar a importância das histórias animadas, quer como facilitador da comunicação de crianças com problemática cognitiva em contexto de Jardim-de-Infância quer como facilitador da sua inclusão. A opção metodológica deste estudo, de cariz qualitativa, recai sobre a investigação-ação, tendo como técnicas de recolha de dados a entrevista semiestruturada e a observação (com recurso as grelhas de observação e registo fotográfico). Os dados recolhidos, após submetidos à análise de conteúdo, permitiram-nos constatar que a utilização da animação de histórias com recurso aos fantoches permite uma maior participação, concentração e interesse das crianças com DID do que só a apresentação do livro. Estas crianças apresentaram maior número de comportamentos com intenção de comunicação durante as sessões com fantoches, assim como foi possível obter a atenção conjunta do grupo, promovendo a inclusão das crianças com DID na atividade. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação | pt_PT |
dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | pt_PT |
dc.subject | Dificuldades intelectuais e desenvolvimentais | pt_PT |
dc.subject | Comunicação | pt_PT |
dc.subject | Inclusão | pt_PT |
dc.subject | Histórias | pt_PT |
dc.subject | Fantoches | pt_PT |
dc.title | Histórias com estória: a animação de histórias na promoção da comunicação de crianças com problemática cognitiva | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
dc.pagination | 137 f. | pt_PT |
degois.identifier.tid | 202150810 | - |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Telma Mestre.pdf | 1.41 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.