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http://hdl.handle.net/20.500.12207/766
wcag
Título: Histórias com estória: a animação de histórias na promoção da comunicação de crianças com problemática cognitiva
Autor: Mestre, Telma de Jesus Lourenço
Orientador: Espirito Santo, Adelaide
Palavras-chave: Dificuldades intelectuais e desenvolvimentais
Comunicação
Inclusão
Histórias
Fantoches
Data: 2014
Editora: Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação
Citação: Mestre, T. (2014). Histórias com estória: a animação de histórias na promoção da comunicação de crianças com problemática cognitiva. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.
Resumo: Os estudos mostram que as crianças com problemática cognitiva apresentam graves problemas de comunicação que por sua vez geram problemas a nível de socialização. Estes problemas podem pôr em causa a sua inclusão. Consideramos que o recurso à animação de histórias como estratégia promotora da participação ativa destas crianças é uma mais-valia para que estas desenvolvam competências comunicativas e sociais promovendo assim a sua inclusão. O presente estudo pretende analisar a importância das histórias animadas, quer como facilitador da comunicação de crianças com problemática cognitiva em contexto de Jardim-de-Infância quer como facilitador da sua inclusão. A opção metodológica deste estudo, de cariz qualitativa, recai sobre a investigação-ação, tendo como técnicas de recolha de dados a entrevista semiestruturada e a observação (com recurso as grelhas de observação e registo fotográfico). Os dados recolhidos, após submetidos à análise de conteúdo, permitiram-nos constatar que a utilização da animação de histórias com recurso aos fantoches permite uma maior participação, concentração e interesse das crianças com DID do que só a apresentação do livro. Estas crianças apresentaram maior número de comportamentos com intenção de comunicação durante as sessões com fantoches, assim como foi possível obter a atenção conjunta do grupo, promovendo a inclusão das crianças com DID na atividade.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Educação especial no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação, 2014
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/766
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