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http://hdl.handle.net/20.500.12207/766
Título: | Histórias com estória: a animação de histórias na promoção da comunicação de crianças com problemática cognitiva |
Autor: | Mestre, Telma de Jesus Lourenço |
Orientador: | Espirito Santo, Adelaide |
Palavras-chave: | Dificuldades intelectuais e desenvolvimentais Comunicação Inclusão Histórias Fantoches |
Data: | 2014 |
Editora: | Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação |
Citação: | Mestre, T. (2014). Histórias com estória: a animação de histórias na promoção da comunicação de crianças com problemática cognitiva. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação. |
Resumo: | Os estudos mostram que as crianças com problemática cognitiva apresentam graves problemas de comunicação que por sua vez geram problemas a nível de socialização. Estes problemas podem pôr em causa a sua inclusão. Consideramos que o recurso à animação de histórias como estratégia promotora da participação ativa destas crianças é uma mais-valia para que estas desenvolvam competências comunicativas e sociais promovendo assim a sua inclusão. O presente estudo pretende analisar a importância das histórias animadas, quer como facilitador da comunicação de crianças com problemática cognitiva em contexto de Jardim-de-Infância quer como facilitador da sua inclusão. A opção metodológica deste estudo, de cariz qualitativa, recai sobre a investigação-ação, tendo como técnicas de recolha de dados a entrevista semiestruturada e a observação (com recurso as grelhas de observação e registo fotográfico). Os dados recolhidos, após submetidos à análise de conteúdo, permitiram-nos constatar que a utilização da animação de histórias com recurso aos fantoches permite uma maior participação, concentração e interesse das crianças com DID do que só a apresentação do livro. Estas crianças apresentaram maior número de comportamentos com intenção de comunicação durante as sessões com fantoches, assim como foi possível obter a atenção conjunta do grupo, promovendo a inclusão das crianças com DID na atividade. |
Descrição: | Dissertação de Mestrado em Educação especial no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação, 2014 |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/766 |
Aparece nas coleções: | ESE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
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