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http://hdl.handle.net/20.500.12207/765
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Almeida, Cesário Paulo Lameiras de | - |
dc.contributor.author | Letras, Cátia Alexandra Ângelo | - |
dc.date.accessioned | 2015-01-28T13:22:55Z | - |
dc.date.available | 2015-01-16 | - |
dc.date.available | 2015-01-28T13:22:55Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | Letras, C. (2014). As representações utilizadas na resolução de problemas da matemática no 1º ciclo do ensino básico: uma aplicação às operações aritméticas da multiplicação e divisão. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.12207/765 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado em Ensino na especialidade de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2014. | pt_PT |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo identificar quais são as representações/ estratégias mais utilizadas pelos alunos para resolver os problemas durante o processo de aprendizagem das operações aritméticas da multiplicação e divisão, reconhecer o contributo dos diferentes tipos de representações observadas e averiguar as dificuldades sentidas pelos alunos na resolução dos problemas. A metodologia utilizada nesta investigação foi um estudo de caso, de natureza qualitativa, inserido num paradigma interpretativo. Tratou-se simultaneamente de uma investigação sobre a própria prática, onde os participantes foram todos os alunos do 3º ano da turma 7 e os professores de 3º ano, do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola de Santa Maria. Para esta investigação foram propostos problemas que exigissem o uso de diferentes estratégias de resolução e se predispusessem ao uso diversificado de diferentes tipos de representação. Alguns dos problemas apresentados, continham mais do que uma resolução possível, o que para além de levar o aluno a envolver-se ativamente num processo de descoberta, proporcionavam o uso de diferentes representações com diferentes estratégias. As conclusões apontam para que as representações simbólicas são aquelas mais usadas preferencialmente pelos alunos, utilizando mais especificamente a subcategoria de algarismos e números; sinais de operações e sinal de igual/ expressões matemáticas. A estratégia de resolução de problemas mais utilizada foi a usar dedução logica: fazer eliminação, tendo os alunos mostrado dificuldades ao nível da interpretação e compreensão do problema e da compreensão e concretização dos cálculos necessários. As representações construídas pelos alunos determinam o tipo de estratégia ou estratégias aplicadas e desempenham um papel crucial na correta interpretação e resolução dos problemas propostos. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação | pt_PT |
dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | pt_PT |
dc.subject | Resolução de problemas | pt_PT |
dc.subject | Estudo de caso | pt_PT |
dc.subject | Representações matemáticas | pt_PT |
dc.subject | Operações matemáticas | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem da matemática | pt_PT |
dc.title | As representações utilizadas na resolução de problemas da matemática no 1º ciclo do ensino básico: uma aplicação às operações aritméticas da multiplicação e divisão | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
dc.pagination | 128 f. | pt_PT |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
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