Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/763
wcag
Title: O contributo da expressão plástica na promoção da comunicação de crianças com défice cognitivo
Authors: Brás, Patrícia Maria Guerreiro Silva
Orientador: Fernandes, José Pedro
Keywords: Expressão plástica
Necessidades educativas especiais
Défice cognitivo
Comunicação
Issue Date: 2014
Publisher: Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação
Citation: Brás, P. (2014). O contributo da expressão plástica na promoção da comunicação de crianças com défice cognitivo. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.
Abstract: A Expressão Plástica provoca grande interesse na generalidade das crianças. Este interesse tende a ser maior em idade Pré-escolar pois é nesta fase que a criança está mais predisposta a experimentar e vivenciar atividades ligadas à Expressão Plástica. Desta forma, procurou-se com esta pesquisa verificar quais os contributos da Expressão Plástica para a promoção da comunicação de crianças com Défice Cognitivo em contexto pré-escolar. Os fundamentos teóricos estabeleceram-se através de uma pesquisa bibliográfica de forma a esclarecer os conceitos essenciais inerentes à respetiva problemática. A pesquisa deste projeto assumiu-se como uma investigação-ação, do tipo descritiva e interpretativa, em que se adotou uma metodologia qualitativa. Para a recolha de dados utilizaram-se instrumentos e técnicas, tais como a análise documental referente ao tema, entrevistas às Técnicas que acompanhavam a criança e observações naturalistas. No tratamento da informação recolhida, a técnica usada para a categorização e sistematização dos dados obtidos assentou na análise de conteúdo. Através do presente estudo foi possível confirmar que os contributos da Expressão Plástica são uma maisvalia para a promoção da Comunicação de crianças com Défice Cognitivo. Quando trabalhada em interdisciplinaridade com as outras áreas, estimula e promove o gosto pela escola e pelas aprendizagens e por consequência contribui para um maior desenvolvimento da Comunicação das crianças com Défice Cognitivo.
Description: Dissertação de Mestrado em Educação especial no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação, 2014
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/763
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Patrícia Brás.pdf14.31 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.