Skip navigation
Utilize este identificador para referenciar este registo:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/760
wcag
Título: Ser como os outros: a inclusão de alunos com multideficiência, do segundo ciclo do ensino básico, num agrupamento de escolas, no Interior do país
Autor: Figueira, Raquel de Jesus Ventura
Orientador: Espírito Santo, Adelaide Pereira Jacinto do
Palavras-chave: Inclusão
Multideficiência
Ensino regular
Estratégias educativas
Alunos com multideficiência
Data: 2014
Editora: Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação
Citação: Figueira, R. (2014). Ser como os outros: a inclusão de alunos com multideficiência, do segundo ciclo do ensino básico, num agrupamento de escolas, no Interior do país. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.
Resumo: Como cada vez mais nos deparamos com alunos com multideficiência no ensino regular, este estudo visa compreender como se processa atualmente a inclusão de alunos com multideficiência, do segundo ciclo do ensino básico, num agrupamento de escolas no interior do país. Para uma análise mais fina do caso específico em estudo optou-se por uma metodologia de caráter qualitativo do tipo de estudo de caso. Os instrumentos utilizados na recolha de dados foram a análise documental, a observação naturalista e a entrevista semiestruturada. Os participantes foram o diretor do agrupamento, os docentes diretamente envolvidos com a unidade de apoio à multideficiência e os atores das turmas em que os alunos com multideficiência, do segundo ciclo atuam. O tratamento de dados concretizou-se através da análise de conteúdo, os quais foram alvo de discussão. Dos dados obtidos pode-se salientar que o agrupamento preconiza as respostas adequadas à promoção da autonomia destes alunos e sua inclusão. No entanto, os docentes do ensino regular sentem alguns constrangimentos na promoção da inclusão destes alunos em sala de aula. Como tal, considerou-se uma mais-valia, a concretização de reuniões periódicas com os profissionais de educação e os pais para partilhar experiências e estratégias significativas para estes alunos.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Educação especial no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação, 2014
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/760
Aparece nas coleções:ESE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
wcag
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Raquel Figueira.pdf1.3 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.