Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/760
wcag
Title: Ser como os outros: a inclusão de alunos com multideficiência, do segundo ciclo do ensino básico, num agrupamento de escolas, no Interior do país
Authors: Figueira, Raquel de Jesus Ventura
Orientador: Espírito Santo, Adelaide Pereira Jacinto do
Keywords: Inclusão
Multideficiência
Ensino regular
Estratégias educativas
Alunos com multideficiência
Issue Date: 2014
Publisher: Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação
Citation: Figueira, R. (2014). Ser como os outros: a inclusão de alunos com multideficiência, do segundo ciclo do ensino básico, num agrupamento de escolas, no Interior do país. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.
Abstract: Como cada vez mais nos deparamos com alunos com multideficiência no ensino regular, este estudo visa compreender como se processa atualmente a inclusão de alunos com multideficiência, do segundo ciclo do ensino básico, num agrupamento de escolas no interior do país. Para uma análise mais fina do caso específico em estudo optou-se por uma metodologia de caráter qualitativo do tipo de estudo de caso. Os instrumentos utilizados na recolha de dados foram a análise documental, a observação naturalista e a entrevista semiestruturada. Os participantes foram o diretor do agrupamento, os docentes diretamente envolvidos com a unidade de apoio à multideficiência e os atores das turmas em que os alunos com multideficiência, do segundo ciclo atuam. O tratamento de dados concretizou-se através da análise de conteúdo, os quais foram alvo de discussão. Dos dados obtidos pode-se salientar que o agrupamento preconiza as respostas adequadas à promoção da autonomia destes alunos e sua inclusão. No entanto, os docentes do ensino regular sentem alguns constrangimentos na promoção da inclusão destes alunos em sala de aula. Como tal, considerou-se uma mais-valia, a concretização de reuniões periódicas com os profissionais de educação e os pais para partilhar experiências e estratégias significativas para estes alunos.
Description: Dissertação de Mestrado em Educação especial no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação, 2014
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/760
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Raquel Figueira.pdf1.3 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.