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http://hdl.handle.net/20.500.12207/757
Título: | As atitudes e representações da figura paterna face ao seu filho com Trissomia 21 |
Autor: | Policarpo, Maria Madalena Leitão Fernandes |
Orientador: | Ramalho, José Pereirinha |
Palavras-chave: | Filho Trissomia 21 Comportamento parental Figura paterna Estudo de Caso |
Data: | Mai-2014 |
Editora: | Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação |
Citação: | Policarpo, M. (2014). As atitudes e representações da figura paterna face ao seu filho com Trissomia 21. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação. |
Resumo: | Esta Investigação centrou-se no estudo das atitudes e representações da figura paterna em relação à forma como lida e interage em família, enquanto pai de uma criança com Trissomia 21 (T21) e nas expetativas e necessidades enquanto parte integrante e ativa de uma família. Os sujeitos participantes na Investigação foram um pai e uma mãe de um filho com T21 e uma Assistente Social. Os pais e a criança enquadram-se no apoio prestado pela Intervenção Precoce (IP), apoio este prestado pelo Centro de Paralisia Cerebral de Beja (CPCB), situado em Beja. A metodologia selecionada para a condução da investigação foi o Estudo de Caso, onde foram utilizadas uma ficha de contacto inicial e entrevistas semi-estruturadas como instrumentos para recolha de dados. O pai iniciou o papel de forma positiva e participativa, por altura da gravidez e depois do nascimento. Ainda assim, revela ainda uma escassa participação e uma desresponsabilização, deixando esta última ao cuidado da mãe, o que está na generalidade de acordo com os estudos apresentados ao nível do Enquadramento Teórico. O papel do pai continua ligado a um tipo de interação com o filho, em que as atividades lúdicas se sobrepõem a todas as outras. Assim, continua ainda a desempenhar maioritariamente um papel de observador, ficando a responsabilidade e a tomada de decisões à responsabilidade da mãe. |
Descrição: | Dissertação de Mestrado em Educação especial no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação, 2014 |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/757 |
Aparece nas coleções: | ESE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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