Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/754
Full metadata record
wcag
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAzevedo, Maria Manuela Duarte de Oliveira e-
dc.contributor.advisorAndré, Maria do Céu Lopes da Silva-
dc.contributor.authorViegas, Ana Margarida Sousa-
dc.date.accessioned2015-01-15T13:34:48Z-
dc.date.available2015-01-15-
dc.date.available2015-01-15T13:34:48Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationViegas, A. (2014). O ensino e aprendizagem dos padrões na educação pré-escolar. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.12207/754-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ensino na especialidade de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2014.pt_PT
dc.description.abstractEste relatório enquadra-se no projeto final do curso de Mestrado na Especialidade de Educação Pré-escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico, onde se apresenta uma investigação sobre o Ensino e a Aprendizagem dos Padrões na Educação Pré-Escolar. O interesse por este tema surgiu devido à revisão bibliográfica realizada, onde foi possível constatar a importância desta temática através da opinião de vários autores e através da análise às entrevistas, o que confirmou a lacuna durante a prática profissional supervisionada. Para a colmatar, foram definidos os seguintes objetivos: conhecer as estratégias utilizadas pelas educadoras para abordar esta temática e averiguar qual o papel dos padrões neste contexto educativo. Este estudo insere-se na metodologia de investigação sobre a ação e para a ação. Para alcançar os objetivos definidos foram realizadas quatro entrevistas, a educadoras de um Centro Escolar, que posteriormente foram analisadas e interpretadas. Concluído este estudo, pode-se dizer que esta exploração é fundamental para o desenvolvimento de diversas capacidades matemáticas, mas também contribui para as restantes áreas da Educação Pré-Escolar. Esta exploração deve ser aliada aos mais diversificados materiais para que haja uma concretização da aprendizagem. Acompanha ainda este relatório, uma proposta de tarefas (Brochura) que será aplicada numa atuação educativa futura.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educaçãopt_PT
dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccesspt_PT
dc.subjectPadrõespt_PT
dc.subjectPré-escolarpt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.titleO ensino e aprendizagem dos padrões na educação pré-escolarpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.pagination60 f.pt_PT
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Ana Viegas.pdf771.72 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.