Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/753
Full metadata record
wcag
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAndré, Maria do Céu Lopes da Silva-
dc.contributor.advisorAzevedo, Maria Manuela Duarte de Oliveira e-
dc.contributor.authorFrança, Francisca Inês Lampreia-
dc.date.accessioned2015-01-15T13:33:41Z-
dc.date.available2015-01-15-
dc.date.available2015-01-15T13:33:41Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationFrança, F. (2014). Os contributos da utilização de tarefas lúdicas no ensino e aprendizagem da matemática na educação pré-escolar. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.12207/753-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ensino na especialidade de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2014.pt_PT
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo analisar os contributos da utilização de tarefas lúdicas no ensino e aprendizagem da Matemática no Pré-Escolar. Este estudo é de natureza qualitativa e interpretativa e centra-se o na Prática Pedagógica Supervisionada em Educação Pré-Escolar. Nesta investigação assume-se, em simultâneo, o papel de participante e de investigadora. Ao longo do estágio foram propostas às crianças atividades lúdicas no domínio da Matemática, acompanhadas de diálogos com a educadora titular da sala para avaliação/regulação dos objetivos a alcançar. Após o término deste estudo foi possível verificar o contributo das tarefas lúdicas no ensino e aprendizagem da Matemática. Ou seja, o que as tarefas lúdicas contribuíram para o desenvolvimento ao nível da aprendizagem. Estas foram muito bem recebidas pelas crianças, cativando-lhes igualmente interesse e motivação para aprender e permitiram ainda colmatar algumas das dificuldades, mais concretamente nas contagens. O presente estudo possibilitou o desenvolvimento de estratégias baseadas no jogo e na ludicidade e conduziu à reflexão sobre o seu efeito no ensino e aprendizagens da matemática. O processo vivenciado contribuiu para adquirir um maior conhecimento sobre a temática e a atitude reflexiva que foi adotada conduziu à uma gradual melhoria do desempenho.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educaçãopt_PT
dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccesspt_PT
dc.subjectTarefas lúdicaspt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.titleOs contributos da utilização de tarefas lúdicas no ensino e aprendizagem da matemática na educação pré-escolarpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.pagination76 f.pt_PT
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Francisca França.pdf697.18 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.