Utilize este identificador para referenciar este registo:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/753
Título: | Os contributos da utilização de tarefas lúdicas no ensino e aprendizagem da matemática na educação pré-escolar |
Autor: | França, Francisca Inês Lampreia |
Orientador: | André, Maria do Céu Lopes da Silva Azevedo, Maria Manuela Duarte de Oliveira e |
Palavras-chave: | Tarefas lúdicas Ensino Aprendizagem |
Data: | 2014 |
Editora: | Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação |
Citação: | França, F. (2014). Os contributos da utilização de tarefas lúdicas no ensino e aprendizagem da matemática na educação pré-escolar. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação. |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo analisar os contributos da utilização de tarefas lúdicas no ensino e aprendizagem da Matemática no Pré-Escolar. Este estudo é de natureza qualitativa e interpretativa e centra-se o na Prática Pedagógica Supervisionada em Educação Pré-Escolar. Nesta investigação assume-se, em simultâneo, o papel de participante e de investigadora. Ao longo do estágio foram propostas às crianças atividades lúdicas no domínio da Matemática, acompanhadas de diálogos com a educadora titular da sala para avaliação/regulação dos objetivos a alcançar. Após o término deste estudo foi possível verificar o contributo das tarefas lúdicas no ensino e aprendizagem da Matemática. Ou seja, o que as tarefas lúdicas contribuíram para o desenvolvimento ao nível da aprendizagem. Estas foram muito bem recebidas pelas crianças, cativando-lhes igualmente interesse e motivação para aprender e permitiram ainda colmatar algumas das dificuldades, mais concretamente nas contagens. O presente estudo possibilitou o desenvolvimento de estratégias baseadas no jogo e na ludicidade e conduziu à reflexão sobre o seu efeito no ensino e aprendizagens da matemática. O processo vivenciado contribuiu para adquirir um maior conhecimento sobre a temática e a atitude reflexiva que foi adotada conduziu à uma gradual melhoria do desempenho. |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ensino na especialidade de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2014. |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/753 |
Aparece nas coleções: | ESE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Francisca França.pdf | 697.18 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.