Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/739
wcag
Title: Desenvolvimento de competências comunicacionais como factor de integração: reconstruindo uma intervenção com uma criança com paralisia cerebral
Authors: Espírito Santo, Adelaide
Keywords: Comunicação Aumentativa
Integração
Formação
Inclusão
Paralisia Cerebral
Educação Especial
Issue Date: 2010
Publisher: Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação
Citation: Espírito Santo, A. (2010). Desenvolvimento de competências comunicacionais como factor de integração: reconstruindo uma intervenção com uma criança com paralisia cerebral. (Trabalho apresentado para obtenção do título de especialista na área de formação de professores). Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação.
Abstract: Resumo Este trabalho decorre da actividade profissional da autora na área da Educação Especial. Nele se aborda uma intervenção visando a estimulação da Comunicação Aumentativa numa criança com Paralisia Cerebral e todo o processo de Intervenção Precoce, de integração da criança em Jardim de Infância e em meio escolar e, ainda, o dispositivo formativo conduzido pela autora em relação aos actores envolvidos na acção educativa com esta criança. O trabalho consta de duas partes, cujos textos correspondem a dois momentos de (re)construção desta intervenção: um primeiro momento, a quente, aquando da apresentação de uma comunicação, por parte da autora num evento de natureza científica; um segundo momento, decorrido um lapso de tempo dilatado após a realização desta comunicação, em que a autora faz uma releitura da intervenção que conduziu, à luz dos desenvolvimentos ocorridos em vários domínios (tecnológico, literatura sobre comunicação aumentativa, conceitos e práticas em Educação Especial, legislação, formação de adultos).
Abstract This work results from the professional activity of the author in the area of Special Education. It addresses an intervention aimed at the stimulation of Augmentative Communication in a child with Cerebral Palsy and the whole process of Early Intervention, the integration of the child in kindergarten and at school, and also the training device conducted by the author regarding the actors involved in educational activities with this child. The work consists of two parts, whose texts represent two moments of (re)construction of this intervention: a first moment, in an impulsive manner, upon the presentation of a communication, by the author, in a scientific event, a second moment, after an extended period of time after this communication, in which the author makes a rereading of the conducted intervention in the light of developments in various areas that in the meanwhile had occurred (technological, literature on augmentative communication, concepts and practices in Special Education, legislation, training of adults).
Description: Trabalho apresentado para obtenção do título de especialista na área de formação de professores. Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação, 2010.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/739
Appears in Collections:D-ECSC - Provas Públicas

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Justifica.pdf898.46 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.