Please use this identifier to cite or link to this item:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/611
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Espírito Santo, José | - |
dc.contributor.advisor | Masseno, Maria do Sameiro | - |
dc.contributor.author | Martins, Ana | - |
dc.date.accessioned | 2013-11-22T14:54:20Z | - |
dc.date.available | 2013-11-22 | - |
dc.date.available | 2013-11-22T14:54:20Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | Martins, A. (2013). A aprendizagem da leitura: em torno das competências linguísticas essenciais. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação. | pt |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.12207/611 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado em Ciências de educação - especialização em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2013 | pt |
dc.description.abstract | A aprendizagem da leitura é um tema bastante atrativo para quem se está a preparar e pretende trabalhar futuramente com o primeiro nível etário do 1º Ciclo do Ensino Básico. O presente estudo, realizado numa perspetiva de investigação-ação colaborativa, visa a averiguação das competências linguísticas essenciais para a aprendizagem da leitura, numa turma de 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, da cidade de Beja, no contexto da Prática Pedagógica efetuada pela investigadora. Para tal, foram aplicadas um conjunto de atividades a 25 alunos. Durante o período de aulas foram realizadas observações de caráter naturalista para se ter um conhecimento mais aprofundado sobre o processo de aprendizagem dos alunos em matéria de leitura. A análise dos dados evidenciou que as competências linguísticas que mais necessitam de ser desenvolvidas são relativas aos processos percetivos visuais, nomeadamente no reconhecimento e na produção das formas básicas dos grafemas associados aos fonemas, assim como na leitura de imagens. Posteriormente, e com base nos dados recolhidos construiu-se um plano de ação, de forma a potenciar o processo de ensino-aprendizagem da leitura dos alunos da turma. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação. | pt |
dc.rights | openAccess | pt |
dc.subject | Competências linguísticas | pt |
dc.subject | Aprendizagem da leitura | pt |
dc.title | A aprendizagem da leitura: em torno das competências linguísticas essenciais | pt |
dc.type | masterThesis | pt |
dc.pagination | 89 f. | pt |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ana Isabel Romão Martins - A Aprendizagem da Leitura (em torno das competências linguísticas essenciais) - 2013.pdf | 1.55 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.