Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/609
wcag
Title: A utilização dos jogos no ensino da matemática no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico
Authors: Malveiro, Dina
Orientador: Espírito Santo, José
Azevedo, Maria Manuela
Keywords: Jogos no ensino da matemática
Material didático
Ensino da matemática
Prática pedagógica
Issue Date: 2013
Publisher: Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação.
Citation: Malveiro, D. (2013). A utilização dos jogos no ensino da matemática no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico. (Dissertação de mestrado não publicado). Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação.
Abstract: Através deste estudo procura-se investigar a importância da utilização dos jogos na aprendizagem da matemática enquanto recurso didático. Para tal, procuro perceber o impacto que a sua utilização tem perante a turma, o seu efeito na motivação das crianças e na aprendizagem e, em suma, a relevância que lhe pode ser dada na prática pedagógica. O modelo de investigação adotado é híbrido porque assenta na metodologia de estudo de caso e na metodologia de investigação ação. Este estudo foi desenvolvido com crianças do 1º ano do 1º ciclo do ensino básico. Mais precisamente, numa turma de 1º ano do 1º ciclo, composta por 26 crianças. As técnicas de recolha de dados a que se recorreu foram a observação naturalista e a entrevista semiestruturada. As conclusões a que se chegou apontam para uma contribuição muito positiva do jogo enquanto recurso didático na aprendizagem da matemática.
Description: Dissertação de mestrado em Ciências de educação - especialização em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2013.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/609
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.