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http://hdl.handle.net/20.500.12207/608
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Santos, Maria Teresa | - |
dc.contributor.author | Bernardino, Isabel | - |
dc.date.accessioned | 2013-11-22T14:39:58Z | - |
dc.date.available | 2013-11-22 | - |
dc.date.available | 2013-11-22T14:39:58Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | Bernardino, I. (2013). A música no desenvolvimento da comunicação e socialização da criança/ jovem com autismo. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação | pt |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.12207/608 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado em Educação especial no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Supeiror de Educação, 2013 | pt |
dc.description.abstract | Este estudo pretende demonstrar de que forma a música, pode contribuir para o desenvolvimento da comunicação de crianças e dos jovens com Perturbação do Espetro do Autismo. Sendo a Música uma linguagem universal, tornou-se ao longo dos tempos indispensável na vida do ser humano. Esta surgiu como resultado da necessidade de comunicar e os povos primitivos ligavam-na ao Deus criador. A música na antiguidade estava relacionada ao ritual e à religião e associava-se à dança na cura de doenças. Pelos seus benefícios, considera-se como um recurso fundamental na educação e formação dos jovens, desde a Grécia Antiga. Hoje, a música por meio de terapias é usada na estimulação e integração das crianças com perturbações do espetro do autismo, desenvolvendo-lhes competências sociais e outras do domínio cognitivo. Neste trabalho, pretende-se dar a conhecer as especificidades do Autismo, tendo em conta as áreas afetadas, os modelos de intervenção e os benefícios da música ao nível cognitivo, comunicação/socialização. Deste modo, aplicou-se um Plano de Intervenção, numa sala de Ensino Estruturado, cuja amostra foi constituída por cinco crianças/ jovens com autismo, de sexo masculino, pertencentes à área geográfica de Beja, concelho de Moura, onde a música e o som foram os principais mediadores das aprendizagens. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, com recurso à investigação-ação. Os dados foram obtidos durante as dez sessões que integram o Plano de Ação, através de observação direta, tendo sido preenchidas as grelhas de observação, de desempenho e as listas de verificação, com o intuito de se analisar o desenvolvimento da comunicação, socialização e da aprendizagem. Para a obtenção de outras informações recorreu-se igualmente a fontes documentais, questionários e entrevistas. Os principais resultados e conclusões encontrados, derivaram da apreciação do sucesso das aprendizagens através dos conteúdos musicais. Constatou-se que a música é facilitadora e mediadora das aprendizagens, possibilitando a capacidade de antecipação 2 e previsibilidade de várias atividades, tais como o conto de uma história mimada ou o uso do instrumento musical permitindo o desenvolvimento da comunicação e da socialização. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação | pt |
dc.rights | openAccess | pt |
dc.subject | Música | pt |
dc.subject | Autismo | pt |
dc.subject | Socialização | pt |
dc.subject | Comunicação | pt |
dc.subject | Desenvolvimento | pt |
dc.title | A música no desenvolvimento da comunicação e socialização da criança/ jovem com autismo | pt |
dc.type | masterThesis | pt |
dc.pagination | 131 f. | pt |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
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Isabel Maria Filipe Irra Marques Bernardino - A música no Desenvolvimento da Comunicação e Socialização da Criança(Jovem com Autismo - 2013.pdf | 1.79 MB | Adobe PDF | View/Open |
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