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http://hdl.handle.net/20.500.12207/608
wcag
Título: A música no desenvolvimento da comunicação e socialização da criança/ jovem com autismo
Autor: Bernardino, Isabel
Orientador: Santos, Maria Teresa
Palavras-chave: Música
Autismo
Socialização
Comunicação
Desenvolvimento
Data: 2013
Editora: Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação
Citação: Bernardino, I. (2013). A música no desenvolvimento da comunicação e socialização da criança/ jovem com autismo. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação
Resumo: Este estudo pretende demonstrar de que forma a música, pode contribuir para o desenvolvimento da comunicação de crianças e dos jovens com Perturbação do Espetro do Autismo. Sendo a Música uma linguagem universal, tornou-se ao longo dos tempos indispensável na vida do ser humano. Esta surgiu como resultado da necessidade de comunicar e os povos primitivos ligavam-na ao Deus criador. A música na antiguidade estava relacionada ao ritual e à religião e associava-se à dança na cura de doenças. Pelos seus benefícios, considera-se como um recurso fundamental na educação e formação dos jovens, desde a Grécia Antiga. Hoje, a música por meio de terapias é usada na estimulação e integração das crianças com perturbações do espetro do autismo, desenvolvendo-lhes competências sociais e outras do domínio cognitivo. Neste trabalho, pretende-se dar a conhecer as especificidades do Autismo, tendo em conta as áreas afetadas, os modelos de intervenção e os benefícios da música ao nível cognitivo, comunicação/socialização. Deste modo, aplicou-se um Plano de Intervenção, numa sala de Ensino Estruturado, cuja amostra foi constituída por cinco crianças/ jovens com autismo, de sexo masculino, pertencentes à área geográfica de Beja, concelho de Moura, onde a música e o som foram os principais mediadores das aprendizagens. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, com recurso à investigação-ação. Os dados foram obtidos durante as dez sessões que integram o Plano de Ação, através de observação direta, tendo sido preenchidas as grelhas de observação, de desempenho e as listas de verificação, com o intuito de se analisar o desenvolvimento da comunicação, socialização e da aprendizagem. Para a obtenção de outras informações recorreu-se igualmente a fontes documentais, questionários e entrevistas. Os principais resultados e conclusões encontrados, derivaram da apreciação do sucesso das aprendizagens através dos conteúdos musicais. Constatou-se que a música é facilitadora e mediadora das aprendizagens, possibilitando a capacidade de antecipação 2 e previsibilidade de várias atividades, tais como o conto de uma história mimada ou o uso do instrumento musical permitindo o desenvolvimento da comunicação e da socialização.
Descrição: Dissertação de mestrado em Educação especial no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Supeiror de Educação, 2013
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12207/608
Aparece nas coleções:ESE - Dissertações de mestrado



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