Please use this identifier to cite or link to this item:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/606
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Espírito Santo, Adelaide | - |
dc.contributor.author | Gomes, Susana | - |
dc.date.accessioned | 2013-11-22T13:53:28Z | - |
dc.date.available | 2013-11-21 | - |
dc.date.available | 2013-11-22T13:53:28Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | Gomes, S. (2013). Leituras especiais para leitores especiais. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação. | pt |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.12207/606 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado em educação especial - domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2013. | pt |
dc.description.abstract | Com objetivo de promover a igualdade de acesso a material de leitura, de forma a potenciar a compreensão e motivação leitoras de alunos com dificuldades severas de comunicação, constituiu-se um projeto centrado nas questões da literacia emergente, junto de crianças e jovens com comunicação muito elementar a frequentar o 1.º e 2.º Ciclos. Com base na metodologia de investigação-ação, procedeu-se à adaptação de materiais (livros; imagens; objetos) de apoio às atividades académicas, disponíveis no Centro do Livro Infantil da Biblioteca Municipal de Beja – José Saramago e à adequação das estratégias às características do grupo. Apresentou-se depois o material de leitura inserido numa narrativa construída em “frases eixo” que se repetiam e enquadravam em temas musicais, que serviu de modelo para as docentes responsáveis pelo grupo, recriarem e construírem novos temas. Os dados recolhidos testemunham que a mediação leitora promove competências comunicacionais e cognitivas, mesmo em alunos com comunicação elementar e limitações motoras severas, comprovando que a chave para o sucesso em literacia reside na criação de oportunidades plurais de interação com materiais de leitura, significativos e relevantes para todos (Jane Braunger & Jan Patrícia Lewis, 2006:140). | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação | pt |
dc.rights | openAccess | pt |
dc.subject | Necessidades especiais | pt |
dc.subject | Literacia emergente | pt |
dc.subject | Mediação leitora | pt |
dc.subject | Igualdade de oportunidades | pt |
dc.title | Leituras especiais para leitores especiais | pt |
dc.type | masterThesis | pt |
dc.pagination | 182 f. | pt |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Susana Cristina Bravo Lampreia Gomes - Leituras Especiais para Leitores Especiais - 2013.pdf | 4.72 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.