Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/597
Full metadata record
wcag
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorEspírito Santo, Adelaide-
dc.contributor.authorCosta, Ana-
dc.date.accessioned2013-11-22T13:17:49Z-
dc.date.available2013-11-21-
dc.date.available2013-11-22T13:17:49Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationCosta, A. (2013). És meu amigo, sim: relações interpessoais entre crianças “normais" e crianças com necessidades educativas especiais. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.12207/597-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ciências de educação - especialização em educação pré- escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2013.pt
dc.description.abstractO presente trabalho tem como tema: Relações interpessoais entre crianças ditas normais e crianças com necessidades educativas especiais (NEE). Pretende responder à questão - como é que se fomenta relações interpessoais de qualidade entre alunos dito “normais” e alunos com NEE ? – através de intervenção pedagógica, planeada segundo o modelo investigação-ação, e concretizada no 1º ciclo, mais propriamente numa sala de 3ºano, com 20 alunos em que três deles apresentam necessidades educativas especiais de caracter permanente Para o registo dos dados desenhou-se uma metodologia de caracter qualitativo, com recurso à observação naturalista (a três momentos da dinâmica da turma e das interações estabelecidas no decorrer dos intervalos) e ao inquérito (a alunos e professoras: titular e de educação especial). Esses dados foram posteriormente analisados com base nas técnicas de análise de conteúdo, e análise ao conteúdo. Os dados obtidos no primeiro momento possibilitaram conhecer as relações interpessoais entre crianças com e sem NEE e as perceções das professoras (titular de turma e educação especial) acerca da inclusão e integração das crianças com NEE em salas de aula do ensino regular. Com base nesse conhecimento planeou-se uma intervenção educativa, de incidência mais individual, com o objetivo de promover a autoestima e o respeito pelo colega. Após a reavaliação, num segundo momento, continuou-se a fomentar o respeito pelo colega mas privilegiou-se estratégias dinamizadoras da interação, incidindo a atenção do investigador no grupo. A análise final ao estudo permitiu concluir que para fomentar as relações interpessoais entre crianças com e sem NEE é necessário ir para além da sala de aula, pois embora no nosso estudo essas interações se tenham tornado efetivamente positivas dentro da sala de aula (onde se processou a nossa intervenção), o mesmo não se verificou noutros contextos, nomeadamente no recreio. Consideramos que a resposta à questão de partida só é possível com a inclusão total dos alunos com NEE, pelo que se propõe um plano de ação que visa a promoção conjunta de competências dos alunos com e sem necessidades educativas especiais, assim como estratégias de (con)vivências diversificadas entre os pares.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherInstituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educaçãopt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectRelações interpessoaispt
dc.subjectNecessidades educativas especiaispt
dc.subjectInclusãopt
dc.subjectAlunospt
dc.titleÉs meu amigo, sim: relações interpessoais entre crianças “normais" e crianças com necessidades educativas especiaispt
dc.typemasterThesispt
dc.pagination95 f.pt
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.