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http://hdl.handle.net/20.500.12207/594
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Almeida, Cesário | - |
dc.contributor.author | Fernandes, Ana | - |
dc.date.accessioned | 2013-11-20T17:19:48Z | - |
dc.date.available | 2013-11-20 | - |
dc.date.available | 2013-11-20T17:19:48Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | Fernandes, A. (2013). A utilização dos quadros interativos multimédia na aprendizagem da matemática: uma experiência no 1º ciclo. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação. | pt |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.12207/594 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado em ensino na especialidade de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico. Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação, 2013 | pt |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta como objetivo geral a compreensão do impacto na aprendizagem da Matemática, da utilização dos Quadros Interativos Multimédia (QIM), numa sala de aula do 2º ano do 1º ciclo do Ensino Básico. Para a consecução deste objetivo, proceder-se-á: i) à análise das situações pedagógicas em que o QIM é utilizado; ii) à identificação das ferramentas utilizadas no QIM; iii) ao reconhecimento de vantagens e limitações no uso do QIM; e iv) à averiguação se o QIM é promotor de motivação no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. A relevância da utilização deste recurso educativo é manifesta em vários documentos oficiais. Já o Currículo Nacional do Ensino Básico – Competências Essenciais estabelecia que, “quanto ao computador, os alunos devem ter oportunidade de trabalhar com (…) programas educativos, (…) assim como de utilizar as capacidades educativas da rede Internet” (CNEB, 2001; 71).Também o novo programa para a Matemática estabelece como objetivo geral “usar instrumentos matemáticos tais como réguas, esquadros, compassos, transferidores, e também calculadoras e computadores” (PM, 2007; 4). Desde logo é contemplada, pelos documentos oficiais que regulam o sistema de ensino em Portugal, a utilização das Tecnologias Informação e Comunicação (TIC) como instrumento matemático pertinente para a formação do aluno. Neste trabalho, e pela sua natureza, utiliza-se uma metodologia que tem por base o estudo de caso com uma turma do 2.º ano do 1º ciclo. Foi utilizada a observação direta, entrevistas a alunos e professores e um questionário aos alunos da turma e os resultados obtidos evidenciam a pertinência desta ferramenta no ensino e aprendizagem da Matemática. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação | pt |
dc.rights | openAccess | pt |
dc.subject | Tecnologias da Informação e Comunicação | pt |
dc.subject | Quadro Interativo Multimédia | pt |
dc.subject | Didática da Matemática | pt |
dc.title | A utilização dos quadros interativos multimédia na aprendizagem da matemática: uma experiência no 1º ciclo | pt |
dc.type | masterThesis | pt |
dc.pagination | 73, XXXV f. | pt |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
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Ana Margarida Tareco Matias Fernandes - a utilizaçao dos Quadros Interactivos multimedia na aprendizagem da matematica - 2013.pdf | 3.17 MB | Adobe PDF | View/Open |
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