Skip navigation
Utilize este identificador para referenciar este registo:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/5859
wcag
Título: A transversalidade dos materiais recicláveis no processo de Ensino-Aprendizagem: possibilidades de aproveitamento como recursos pedagógicos
Autor: Assumpção, Polyana Garcia da
Orientador: Raposo, Maria Albertina Amantes
Silveira, Margarida
Palavras-chave: Educação ambiental
Problemas ambientais
Consumo consciente
Sensibilização
Materiais recicláveis no ensino
Data: 27-Dez-2022
Citação: Assumpção, P. (2022). A transversalidade dos materiais recicláveis no processo de Ensino-Aprendizagem: possibilidades de aproveitamento como recursos pedagógicos. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. https://hdl.handle.net/20.500.12207/5859
Resumo: Atualmente o Planeta enfrenta uma crise ambiental que é resultado da constante exploração dos recursos e produção de bens materiais, fortalecendo o ciclo do consumo gerador de resíduos. A problemática faz-se sentir tanto ao nível das alterações climáticas como pelo aumento da adesão aos movimentos ativistas contra o consumo excessivo. Medidas são estabelecidas em países de todo o mundo numa tentativa de travar a crise ambiental, sendo conferida grande importancia à educação para a alertar os cidadãos de amanhã sobre o ambiente. O presente documento visa ilustrar o modo como a educação pode trabalhar a problemática de forma a responder à questão problema, que analisa a possibilidade de aproveitamento de resíduos descartáveis como recurso pedagógico através da reutilização. Embora seja notório o trabalho desenvolvido no ambiente escolar, a sensibilização das famílias mostra-se insuficiente, pelo que a coscientização para práticas sustentáveis é uma das linhas orientadoras desta investigação. Desta forma, foi desenvolvida uma ação que proporcionasse o entusiasmo e a motivação face a atividades pró ambiente, possibilitando uma intervenção reflexiva com vista a despertar o pensamento crítico e sustentável.
URI: https://hdl.handle.net/20.500.12207/5859
Designação: Dissertação de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2022
Aparece nas coleções:ESE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
wcag
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Polyana Assumpção_Dissertação de mestrado_PDFA.pdf3.12 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons