Please use this identifier to cite or link to this item:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/5859
Title: | A transversalidade dos materiais recicláveis no processo de Ensino-Aprendizagem: possibilidades de aproveitamento como recursos pedagógicos |
Authors: | Assumpção, Polyana Garcia da |
Orientador: | Raposo, Maria Albertina Amantes Silveira, Margarida |
Keywords: | Educação ambiental Problemas ambientais Consumo consciente Sensibilização Materiais recicláveis no ensino |
Issue Date: | 27-Dec-2022 |
Citation: | Assumpção, P. (2022). A transversalidade dos materiais recicláveis no processo de Ensino-Aprendizagem: possibilidades de aproveitamento como recursos pedagógicos. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. https://hdl.handle.net/20.500.12207/5859 |
Abstract: | Atualmente o Planeta enfrenta uma crise ambiental que é resultado da constante exploração dos recursos e produção de bens materiais, fortalecendo o ciclo do consumo gerador de resíduos. A problemática faz-se sentir tanto ao nível das alterações climáticas como pelo aumento da adesão aos movimentos ativistas contra o consumo excessivo. Medidas são estabelecidas em países de todo o mundo numa tentativa de travar a crise ambiental, sendo conferida grande importancia à educação para a alertar os cidadãos de amanhã sobre o ambiente. O presente documento visa ilustrar o modo como a educação pode trabalhar a problemática de forma a responder à questão problema, que analisa a possibilidade de aproveitamento de resíduos descartáveis como recurso pedagógico através da reutilização. Embora seja notório o trabalho desenvolvido no ambiente escolar, a sensibilização das famílias mostra-se insuficiente, pelo que a coscientização para práticas sustentáveis é uma das linhas orientadoras desta investigação. Desta forma, foi desenvolvida uma ação que proporcionasse o entusiasmo e a motivação face a atividades pró ambiente, possibilitando uma intervenção reflexiva com vista a despertar o pensamento crítico e sustentável. |
URI: | https://hdl.handle.net/20.500.12207/5859 |
Designation: | Dissertação de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2022 |
Appears in Collections: | D-ECSC - Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Polyana Assumpção_Dissertação de mestrado_PDFA.pdf | 3.12 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License