Please use this identifier to cite or link to this item:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/5855
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Esparteiro, Bárbara | - |
dc.contributor.author | Frade, Ana Isabel Viegas | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-03T13:19:05Z | - |
dc.date.available | 2023-03-03T13:19:05Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-22 | - |
dc.identifier.citation | Frade, A. (2022). Da oralidade à ortografia, um processo mediado pela tecnologia educativa, nos ensinos Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. https://hdl.handle.net/20.500.12207/5855 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12207/5855 | - |
dc.description.abstract | Esta investigação encontra-se assente no relatório final de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Concentrou a sua atenção na promoção de atividades resultantes do desenvolvimento da linguagem oral e escrita, com recurso transversal a softwares educativos de uso livre, quer em contexto Pré-Escolar, quer em 1º ciclo do ensino básico. Optou-se pelo modelo de investigação-ação que envolve: 1) A recolha de dados da situação real de ambos os contextos usando técnicas como a observação naturalista, a gravação de áudios e a análise de documentos institucionais; 2) A identificação de necessidades a partir da comparação entre os dados recolhidos e analisados na situação real e a revisão de literatura efetuada (situação ideal); 3) A elaboração de planos de ação (PA) que centraliza a sua finalidade na remediação das lacunas detetadas, com recurso à utilização das tecnologias de informação e comunicação; 4) A análise resultante da implementação dos PA e síntese das tarefas concretizadas no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico; 5) As considerações finais do estudo que veiculam a síntese da investigação, aliada a uma reflexão crítica do estudo, onde se refere os pontos positivos, as principais limitações/dificuldades sentidas e sugestões para estudos futuros. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | por |
dc.subject | Linguagem oral | por |
dc.subject | Escrita | por |
dc.subject | Consciência fonológica | por |
dc.subject | Ortografia | por |
dc.subject | Incorreções | por |
dc.title | Da oralidade à ortografia, um processo mediado pela tecnologia educativa, nos ensinos Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.pagination | 165 f. | por |
degois.identifier.tid | 203174860 | por |
thesis.degree.name | Dissertação de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2022 | por |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ana Frade_Dissertação de mestrado_PDFA.pdf | 5.18 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License