Skip navigation
Utilize este identificador para referenciar este registo:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/5855
wcag
Título: Da oralidade à ortografia, um processo mediado pela tecnologia educativa, nos ensinos Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor: Frade, Ana Isabel Viegas
Orientador: Esparteiro, Bárbara
Palavras-chave: Linguagem oral
Escrita
Consciência fonológica
Ortografia
Incorreções
Data: 22-Dez-2022
Citação: Frade, A. (2022). Da oralidade à ortografia, um processo mediado pela tecnologia educativa, nos ensinos Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. https://hdl.handle.net/20.500.12207/5855
Resumo: Esta investigação encontra-se assente no relatório final de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Concentrou a sua atenção na promoção de atividades resultantes do desenvolvimento da linguagem oral e escrita, com recurso transversal a softwares educativos de uso livre, quer em contexto Pré-Escolar, quer em 1º ciclo do ensino básico. Optou-se pelo modelo de investigação-ação que envolve: 1) A recolha de dados da situação real de ambos os contextos usando técnicas como a observação naturalista, a gravação de áudios e a análise de documentos institucionais; 2) A identificação de necessidades a partir da comparação entre os dados recolhidos e analisados na situação real e a revisão de literatura efetuada (situação ideal); 3) A elaboração de planos de ação (PA) que centraliza a sua finalidade na remediação das lacunas detetadas, com recurso à utilização das tecnologias de informação e comunicação; 4) A análise resultante da implementação dos PA e síntese das tarefas concretizadas no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico; 5) As considerações finais do estudo que veiculam a síntese da investigação, aliada a uma reflexão crítica do estudo, onde se refere os pontos positivos, as principais limitações/dificuldades sentidas e sugestões para estudos futuros.
URI: https://hdl.handle.net/20.500.12207/5855
Designação: Dissertação de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2022
Aparece nas coleções:ESE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
wcag
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Frade_Dissertação de mestrado_PDFA.pdf5.18 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons