Please use this identifier to cite or link to this item:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/5852
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Carloto, António | - |
dc.contributor.advisor | Silveira, Margarida | - |
dc.contributor.author | Marquilhas, Patricia Isabel Martins | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-03T12:54:26Z | - |
dc.date.available | 2023-03-03T12:54:26Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-07 | - |
dc.identifier.citation | Marquilhas, P. (2022). Atividades experimentais em contextos educativos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. https://hdl.handle.net/20.500.12207/5852 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12207/5852 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A amostra desta investigação é composta por duas turmas, uma com crianças do Pré-escolar e outra com alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório pretende enunciar as práticas pedagógicas desenvolvidas, dando a conhecer os pressupostos metodológicos e teóricos que orientaram a minha ação pedagógica, na Associação Escola Aberta e no Agrupamento de Escolas N.º1 de Beja. Durante a implementação das atividades, os educandos tiveram a oportunidade de construírem as suas próprias aprendizagens no decorrer das situações experimentais vivenciadas, utilizando diversos materiais. Para a realização do mesmo, foram aplicadas diferentes técnicas, instrumentos e procedimentos de recolha e tratamento de dados, tais como: observação participante, entrevistas aplicadas à educadora titular de turma e à professora titular de turma, as grelhas de registo das aprendizagens observadas, as conversas informais, os registos de campo e diário de bordo e, o registo fotográfico. A análise dos resultados obtidos permitiu visualizar as alterações dos alunos sobre as conceções de alguns aspetos das atividades experimentais, demonstrando assim que as atividades experimentais trazem benefícios para o processo de ensino-aprendizagem. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | por |
dc.subject | Área do conhecimento do mundo | por |
dc.subject | Estudo do meio | por |
dc.subject | Atividades experimentais | por |
dc.subject | Educação Pré-Escolar | por |
dc.subject | 1.º Ciclo do Ensino Básico | por |
dc.title | Atividades experimentais em contextos educativos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.pagination | 121 f. | por |
degois.identifier.tid | 203088158 | por |
thesis.degree.name | Dissertação de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2022 | por |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Patri_cia Marquilhas_Dissertação de mestrado_PDFA.pdf | 17.82 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License