Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/5852
Full metadata record
wcag
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCarloto, António-
dc.contributor.advisorSilveira, Margarida-
dc.contributor.authorMarquilhas, Patricia Isabel Martins-
dc.date.accessioned2023-03-03T12:54:26Z-
dc.date.available2023-03-03T12:54:26Z-
dc.date.issued2022-04-07-
dc.identifier.citationMarquilhas, P. (2022). Atividades experimentais em contextos educativos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. https://hdl.handle.net/20.500.12207/5852por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12207/5852-
dc.description.abstractO presente estudo foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A amostra desta investigação é composta por duas turmas, uma com crianças do Pré-escolar e outra com alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório pretende enunciar as práticas pedagógicas desenvolvidas, dando a conhecer os pressupostos metodológicos e teóricos que orientaram a minha ação pedagógica, na Associação Escola Aberta e no Agrupamento de Escolas N.º1 de Beja. Durante a implementação das atividades, os educandos tiveram a oportunidade de construírem as suas próprias aprendizagens no decorrer das situações experimentais vivenciadas, utilizando diversos materiais. Para a realização do mesmo, foram aplicadas diferentes técnicas, instrumentos e procedimentos de recolha e tratamento de dados, tais como: observação participante, entrevistas aplicadas à educadora titular de turma e à professora titular de turma, as grelhas de registo das aprendizagens observadas, as conversas informais, os registos de campo e diário de bordo e, o registo fotográfico. A análise dos resultados obtidos permitiu visualizar as alterações dos alunos sobre as conceções de alguns aspetos das atividades experimentais, demonstrando assim que as atividades experimentais trazem benefícios para o processo de ensino-aprendizagem.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectÁrea do conhecimento do mundopor
dc.subjectEstudo do meiopor
dc.subjectAtividades experimentaispor
dc.subjectEducação Pré-Escolarpor
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.titleAtividades experimentais em contextos educativos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.typemasterThesispor
dc.pagination121 f.por
degois.identifier.tid203088158por
thesis.degree.nameDissertação de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2022por
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Patri_cia Marquilhas_Dissertação de mestrado_PDFA.pdf17.82 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons