Skip navigation
Utilize este identificador para referenciar este registo:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/5852
wcag
Título: Atividades experimentais em contextos educativos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor: Marquilhas, Patricia Isabel Martins
Orientador: Carloto, António
Silveira, Margarida
Palavras-chave: Área do conhecimento do mundo
Estudo do meio
Atividades experimentais
Educação Pré-Escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Data: 7-Abr-2022
Citação: Marquilhas, P. (2022). Atividades experimentais em contextos educativos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. https://hdl.handle.net/20.500.12207/5852
Resumo: O presente estudo foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A amostra desta investigação é composta por duas turmas, uma com crianças do Pré-escolar e outra com alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório pretende enunciar as práticas pedagógicas desenvolvidas, dando a conhecer os pressupostos metodológicos e teóricos que orientaram a minha ação pedagógica, na Associação Escola Aberta e no Agrupamento de Escolas N.º1 de Beja. Durante a implementação das atividades, os educandos tiveram a oportunidade de construírem as suas próprias aprendizagens no decorrer das situações experimentais vivenciadas, utilizando diversos materiais. Para a realização do mesmo, foram aplicadas diferentes técnicas, instrumentos e procedimentos de recolha e tratamento de dados, tais como: observação participante, entrevistas aplicadas à educadora titular de turma e à professora titular de turma, as grelhas de registo das aprendizagens observadas, as conversas informais, os registos de campo e diário de bordo e, o registo fotográfico. A análise dos resultados obtidos permitiu visualizar as alterações dos alunos sobre as conceções de alguns aspetos das atividades experimentais, demonstrando assim que as atividades experimentais trazem benefícios para o processo de ensino-aprendizagem.
URI: https://hdl.handle.net/20.500.12207/5852
Designação: Dissertação de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2022
Aparece nas coleções:ESE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
wcag
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Patri_cia Marquilhas_Dissertação de mestrado_PDFA.pdf17.82 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons