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http://hdl.handle.net/20.500.12207/5847
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Murta, Luís Manuel da Cruz | - |
dc.contributor.author | Guerreiro, Soraia Assunção Matos | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-01T10:50:24Z | - |
dc.date.available | 2023-03-01T10:50:24Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-21 | - |
dc.identifier.citation | Guerreiro, S. (2022). Lá fora também se brinca…: Potencialidades do brincar no recreio. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. https://hdl.handle.net/20.500.12207/5847 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12207/5847 | - |
dc.description.abstract | O presente relatório foi desenvolvido em dois contextos educacionais diferentes, em Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, tendo como propósito apresentar e refletir sobre as Práticas Profissionais I e II, respetivamente. O principal objetivo centrava-se na forma como o espaço exterior era utilizado pelas crianças/alunos, antes e depois da inserção de alguns equipamentos lúdicos de carater estruturado e não estruturado. Metodologicamente, este projeto inscreve-se no paradigma interpretativo orientado por uma investigação qualitativa baseada na abordagem investigação-ação. Privilegiou-se a observação com vista à recolha de dados. Esta foi feita através de forma direta e indireta durante o contacto das crianças/alunos com os diversos equipamentos cedidos durante a prática profissional. Procedeu-se, ainda, à realização de entrevistas semiestruturadas às crianças/alunos e às docentes que acompanhavam cada grupo. Este estudo permitiu compreender que apesar de o espaço exterior ser valorizado por ambas as docentes, é um espaço ainda pouco dinamizado. Após a colocação dos diversos equipamentos, as crianças/alunos mostraram-se mais motivadas/os e organizadas/os, o que levou a uma diminuição significativa dos conflitos entre colegas e os espaços exteriores passaram a ser utilizados na sua plenitude. Os adultos têm também um papel determinante, na medida em que é deles que depende a quantidade e qualidade de experiências que as crianças têm nos espaços exteriores da instituição e fora desta. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | por |
dc.subject | Espaço exterior | por |
dc.subject | Brincar | por |
dc.subject | Jogos | por |
dc.subject | Crianças | por |
dc.subject | Alunos | por |
dc.subject | Docentes | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.title | Lá fora também se brinca…: Potencialidades do brincar no recreio | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.pagination | 185 f. | por |
degois.identifier.tid | 203088166 | por |
thesis.degree.name | Dissertação de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2022 | por |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
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Soraia Guerreiro_Dissertação de mestrado_PDFA.pdf | 4.04 MB | Adobe PDF | View/Open |
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