Please use this identifier to cite or link to this item:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/5847
Title: | Lá fora também se brinca…: Potencialidades do brincar no recreio |
Authors: | Guerreiro, Soraia Assunção Matos |
Orientador: | Murta, Luís Manuel da Cruz |
Keywords: | Espaço exterior Brincar Jogos Crianças Alunos Docentes Aprendizagem |
Issue Date: | 21-Apr-2022 |
Citation: | Guerreiro, S. (2022). Lá fora também se brinca…: Potencialidades do brincar no recreio. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. https://hdl.handle.net/20.500.12207/5847 |
Abstract: | O presente relatório foi desenvolvido em dois contextos educacionais diferentes, em Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, tendo como propósito apresentar e refletir sobre as Práticas Profissionais I e II, respetivamente. O principal objetivo centrava-se na forma como o espaço exterior era utilizado pelas crianças/alunos, antes e depois da inserção de alguns equipamentos lúdicos de carater estruturado e não estruturado. Metodologicamente, este projeto inscreve-se no paradigma interpretativo orientado por uma investigação qualitativa baseada na abordagem investigação-ação. Privilegiou-se a observação com vista à recolha de dados. Esta foi feita através de forma direta e indireta durante o contacto das crianças/alunos com os diversos equipamentos cedidos durante a prática profissional. Procedeu-se, ainda, à realização de entrevistas semiestruturadas às crianças/alunos e às docentes que acompanhavam cada grupo. Este estudo permitiu compreender que apesar de o espaço exterior ser valorizado por ambas as docentes, é um espaço ainda pouco dinamizado. Após a colocação dos diversos equipamentos, as crianças/alunos mostraram-se mais motivadas/os e organizadas/os, o que levou a uma diminuição significativa dos conflitos entre colegas e os espaços exteriores passaram a ser utilizados na sua plenitude. Os adultos têm também um papel determinante, na medida em que é deles que depende a quantidade e qualidade de experiências que as crianças têm nos espaços exteriores da instituição e fora desta. |
URI: | https://hdl.handle.net/20.500.12207/5847 |
Designation: | Dissertação de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2022 |
Appears in Collections: | D-ECSC - Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Soraia Guerreiro_Dissertação de mestrado_PDFA.pdf | 4.04 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License