Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/5841
Full metadata record
wcag
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorEsparteiro, Bárbara da Conceição Rala-
dc.contributor.authorFerrão, Liliana Isabel Relvas-
dc.date.accessioned2023-03-01T10:35:14Z-
dc.date.available2023-03-01T10:35:14Z-
dc.date.issued2022-09-30-
dc.identifier.citationFerrão, L. (2022). A oralidade enquanto pré-requisito para a aprendizagem da leitura e da escrita: Uma abordagem realizada num grupo de Pré-Escolar e numa turma de 1º Ciclo do Ensino Básico. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. https://hdl.handle.net/20.500.12207/5841por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12207/5841-
dc.description.abstractO presente estudo foi desenvolvido em dois contextos diferentes, ambos situados na cidade de Beja, sendo a primeira intervenção em contexto de Pré-Escolar e a segunda em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este estudo teve como objetivo primordial incentivar o desenvolvimento de tarefas que motivassem as crianças/alunos, através da Oralidade, para a aprendizagem da Leitura e a Escrita. A metodologia aplicada através dos conteúdos funcionais da Área de Expressão e Comunicação do Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita no ensino pré-escolar e no caso do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Português, o domínio da Oralidade, Leitura e Escrita. A investigação remete para uma abordagem de metodologia qualitativa que ocorre numa forma mais livre e natural. Para este estudo foram formuladas as seguintes questões de partida: ✓ Como poderá o educador/professor estimular a Oralidade em contexto de Pré-Escolar e no 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico? Os resultados do estudo patenteiam a importância da Oralidade que leva à promoção da aprendizagem da Leitura e Escrita, vinculadas através das atividades desenvolvidas com os livros ou com outros recursos escritos, nos quais os alunos demostraram interesse, entusiasmo e partilha na realização das tarefas.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectEducação pré-escolarpor
dc.subject1º Ciclo do ensino básicopor
dc.subjectLeitura e escritapor
dc.subjectIncentivopor
dc.titleA oralidade enquanto pré-requisito para a aprendizagem da leitura e da escrita: Uma abordagem realizada num grupo de Pré-Escolar e numa turma de 1º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.typemasterThesispor
dc.pagination202 f.por
degois.identifier.tid203087933por
thesis.degree.nameDissertação de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2022por
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Liliana Ferrão_PDFA.pdf4.61 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons