Please use this identifier to cite or link to this item:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/5841
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Esparteiro, Bárbara da Conceição Rala | - |
dc.contributor.author | Ferrão, Liliana Isabel Relvas | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-01T10:35:14Z | - |
dc.date.available | 2023-03-01T10:35:14Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-30 | - |
dc.identifier.citation | Ferrão, L. (2022). A oralidade enquanto pré-requisito para a aprendizagem da leitura e da escrita: Uma abordagem realizada num grupo de Pré-Escolar e numa turma de 1º Ciclo do Ensino Básico. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. https://hdl.handle.net/20.500.12207/5841 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12207/5841 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo foi desenvolvido em dois contextos diferentes, ambos situados na cidade de Beja, sendo a primeira intervenção em contexto de Pré-Escolar e a segunda em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este estudo teve como objetivo primordial incentivar o desenvolvimento de tarefas que motivassem as crianças/alunos, através da Oralidade, para a aprendizagem da Leitura e a Escrita. A metodologia aplicada através dos conteúdos funcionais da Área de Expressão e Comunicação do Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita no ensino pré-escolar e no caso do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Português, o domínio da Oralidade, Leitura e Escrita. A investigação remete para uma abordagem de metodologia qualitativa que ocorre numa forma mais livre e natural. Para este estudo foram formuladas as seguintes questões de partida: ✓ Como poderá o educador/professor estimular a Oralidade em contexto de Pré-Escolar e no 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico? Os resultados do estudo patenteiam a importância da Oralidade que leva à promoção da aprendizagem da Leitura e Escrita, vinculadas através das atividades desenvolvidas com os livros ou com outros recursos escritos, nos quais os alunos demostraram interesse, entusiasmo e partilha na realização das tarefas. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | por |
dc.subject | Educação pré-escolar | por |
dc.subject | 1º Ciclo do ensino básico | por |
dc.subject | Leitura e escrita | por |
dc.subject | Incentivo | por |
dc.title | A oralidade enquanto pré-requisito para a aprendizagem da leitura e da escrita: Uma abordagem realizada num grupo de Pré-Escolar e numa turma de 1º Ciclo do Ensino Básico | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.pagination | 202 f. | por |
dc.identifier.tid | 203087933 | por |
thesis.degree.name | Dissertação de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2022 | por |
Appears in Collections: | D-ECSC - Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Liliana Ferrão_PDFA.pdf | 4.61 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License