Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/5841
wcag
Title: A oralidade enquanto pré-requisito para a aprendizagem da leitura e da escrita: Uma abordagem realizada num grupo de Pré-Escolar e numa turma de 1º Ciclo do Ensino Básico
Authors: Ferrão, Liliana Isabel Relvas
Orientador: Esparteiro, Bárbara da Conceição Rala
Keywords: Educação pré-escolar
1º Ciclo do ensino básico
Leitura e escrita
Incentivo
Issue Date: 30-Sep-2022
Citation: Ferrão, L. (2022). A oralidade enquanto pré-requisito para a aprendizagem da leitura e da escrita: Uma abordagem realizada num grupo de Pré-Escolar e numa turma de 1º Ciclo do Ensino Básico. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. https://hdl.handle.net/20.500.12207/5841
Abstract: O presente estudo foi desenvolvido em dois contextos diferentes, ambos situados na cidade de Beja, sendo a primeira intervenção em contexto de Pré-Escolar e a segunda em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este estudo teve como objetivo primordial incentivar o desenvolvimento de tarefas que motivassem as crianças/alunos, através da Oralidade, para a aprendizagem da Leitura e a Escrita. A metodologia aplicada através dos conteúdos funcionais da Área de Expressão e Comunicação do Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita no ensino pré-escolar e no caso do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Português, o domínio da Oralidade, Leitura e Escrita. A investigação remete para uma abordagem de metodologia qualitativa que ocorre numa forma mais livre e natural. Para este estudo foram formuladas as seguintes questões de partida: ✓ Como poderá o educador/professor estimular a Oralidade em contexto de Pré-Escolar e no 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico? Os resultados do estudo patenteiam a importância da Oralidade que leva à promoção da aprendizagem da Leitura e Escrita, vinculadas através das atividades desenvolvidas com os livros ou com outros recursos escritos, nos quais os alunos demostraram interesse, entusiasmo e partilha na realização das tarefas.
URI: https://hdl.handle.net/20.500.12207/5841
Designation: Dissertação de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2022
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Liliana Ferrão_PDFA.pdf4.61 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons