Please use this identifier to cite or link to this item:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/5841
Title: | A oralidade enquanto pré-requisito para a aprendizagem da leitura e da escrita: Uma abordagem realizada num grupo de Pré-Escolar e numa turma de 1º Ciclo do Ensino Básico |
Authors: | Ferrão, Liliana Isabel Relvas |
Orientador: | Esparteiro, Bárbara da Conceição Rala |
Keywords: | Educação pré-escolar 1º Ciclo do ensino básico Leitura e escrita Incentivo |
Issue Date: | 30-Sep-2022 |
Citation: | Ferrão, L. (2022). A oralidade enquanto pré-requisito para a aprendizagem da leitura e da escrita: Uma abordagem realizada num grupo de Pré-Escolar e numa turma de 1º Ciclo do Ensino Básico. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. https://hdl.handle.net/20.500.12207/5841 |
Abstract: | O presente estudo foi desenvolvido em dois contextos diferentes, ambos situados na cidade de Beja, sendo a primeira intervenção em contexto de Pré-Escolar e a segunda em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este estudo teve como objetivo primordial incentivar o desenvolvimento de tarefas que motivassem as crianças/alunos, através da Oralidade, para a aprendizagem da Leitura e a Escrita. A metodologia aplicada através dos conteúdos funcionais da Área de Expressão e Comunicação do Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita no ensino pré-escolar e no caso do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Português, o domínio da Oralidade, Leitura e Escrita. A investigação remete para uma abordagem de metodologia qualitativa que ocorre numa forma mais livre e natural. Para este estudo foram formuladas as seguintes questões de partida: ✓ Como poderá o educador/professor estimular a Oralidade em contexto de Pré-Escolar e no 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico? Os resultados do estudo patenteiam a importância da Oralidade que leva à promoção da aprendizagem da Leitura e Escrita, vinculadas através das atividades desenvolvidas com os livros ou com outros recursos escritos, nos quais os alunos demostraram interesse, entusiasmo e partilha na realização das tarefas. |
URI: | https://hdl.handle.net/20.500.12207/5841 |
Designation: | Dissertação de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2022 |
Appears in Collections: | D-ECSC - Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Liliana Ferrão_PDFA.pdf | 4.61 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License