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http://hdl.handle.net/20.500.12207/5840
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Ramalho, José Pereirinha | - |
dc.contributor.author | Bugalho, Pedro Nuno da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-01T10:33:51Z | - |
dc.date.available | 2023-03-01T10:33:51Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-21 | - |
dc.identifier.citation | Bugalho, P. (2022). Brincar para incluir – A importância das atividades lúdicas para o desenvolvimento das crianças com DID. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. https://hdl.handle.net/20.500.12207/5840 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12207/5840 | - |
dc.description.abstract | A presente dissertação pretende evidenciar a importância das atividades lúdicas em crianças que apresentem dificuldades intelectuais e desenvolvimentais. Ao longo deste documento vão ser apresentadas vários pontos de vista de autores sobre esta temática. Este trabalho de investigação vem salientar a importância das atividades lúdicas com a finalidade de promover um desenvolvimento pessoal com qualidade de vida e que sirva de resposta às necessidades destas crianças. O brincar apresenta-se como uma alternativa que melhora aspetos fundamentais tais como: saúde, autoestima, capacidade de adaptação ao meio e pensamento crítico, sendo esta uma atividade fundamental e necessária nos dias de hoje. De seguida será apresentado um estudo empírico ao qual serão apresentadas as metodologias para investigar o tema das atividades lúdicas de acordo com as perceções do público-alvo em estudo. A partir desta investigação pretendemos compreender os diferentes pontos de vista dos professores/as e Educadores/as sobre o tema em estudo. Os principais resultados do nosso estudo apontam para alguns pontos em comum entre os professores/as e Educadoras/as de infância relativamente à importância das atividades lúdicas e sobre o fato do brincar ser um direito importante na vida das crianças com DID ou sem DID. Tanto para os professores como para os Educadores de infância o brincar é uma ferramenta essencial para a socialização e saúde mental da criança. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | por |
dc.subject | Atividades lúdicas | por |
dc.subject | Dificuldades intelectuais desenvolvimentais | por |
dc.subject | Dificuldade motora/cognitiva | por |
dc.subject | Educação inclusiva | por |
dc.title | Brincar para incluir – A importância das atividades lúdicas para o desenvolvimento das crianças com DID | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.pagination | 100 f. | por |
degois.identifier.tid | 203162161 | por |
thesis.degree.name | Dissertação de mestrado em Educação Especial – especialização no Domínio Cognitivo e Motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2022 | por |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
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