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http://hdl.handle.net/20.500.12207/5840
wcag
Título: Brincar para incluir – A importância das atividades lúdicas para o desenvolvimento das crianças com DID
Autor: Bugalho, Pedro Nuno da Costa
Orientador: Ramalho, José Pereirinha
Palavras-chave: Atividades lúdicas
Dificuldades intelectuais desenvolvimentais
Dificuldade motora/cognitiva
Educação inclusiva
Data: 21-Dez-2022
Citação: Bugalho, P. (2022). Brincar para incluir – A importância das atividades lúdicas para o desenvolvimento das crianças com DID. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. https://hdl.handle.net/20.500.12207/5840
Resumo: A presente dissertação pretende evidenciar a importância das atividades lúdicas em crianças que apresentem dificuldades intelectuais e desenvolvimentais. Ao longo deste documento vão ser apresentadas vários pontos de vista de autores sobre esta temática. Este trabalho de investigação vem salientar a importância das atividades lúdicas com a finalidade de promover um desenvolvimento pessoal com qualidade de vida e que sirva de resposta às necessidades destas crianças. O brincar apresenta-se como uma alternativa que melhora aspetos fundamentais tais como: saúde, autoestima, capacidade de adaptação ao meio e pensamento crítico, sendo esta uma atividade fundamental e necessária nos dias de hoje. De seguida será apresentado um estudo empírico ao qual serão apresentadas as metodologias para investigar o tema das atividades lúdicas de acordo com as perceções do público-alvo em estudo. A partir desta investigação pretendemos compreender os diferentes pontos de vista dos professores/as e Educadores/as sobre o tema em estudo. Os principais resultados do nosso estudo apontam para alguns pontos em comum entre os professores/as e Educadoras/as de infância relativamente à importância das atividades lúdicas e sobre o fato do brincar ser um direito importante na vida das crianças com DID ou sem DID. Tanto para os professores como para os Educadores de infância o brincar é uma ferramenta essencial para a socialização e saúde mental da criança.
URI: https://hdl.handle.net/20.500.12207/5840
Designação: Dissertação de mestrado em Educação Especial – especialização no Domínio Cognitivo e Motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2022
Aparece nas coleções:ESE - Dissertações de mestrado

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