Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/5839
Full metadata record
wcag
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, Maria Teresa Pereira dos-
dc.contributor.authorOliveira, Natacha Andrade Âmbar dos Santos-
dc.date.accessioned2023-02-27T13:40:16Z-
dc.date.available2023-02-27T13:40:16Z-
dc.date.issued2022-02-24-
dc.identifier.citationOliveira, N. (2022). Contributos do Mindfulness para o desenvolvimento de competências socioemocionais de crianças e jovens com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais, em tempos de pandemia. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. https://hdl.handle.net/20.500.12207/5839por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12207/5839-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como tema os Contributos do Mindfulness para o Desenvolvimento de Competências Socioemocionais de Crianças e Jovens com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais, e sem, em Tempos de Pandemia. Corresponde a uma investigação quantitativa e qualitativa, que pretende articular os fundamentos teóricos de investigação em educação baseados neste método, com os dados recolhidos após uma intervenção assente nesta técnica, em contexto de domicílio e escolar, em período de isolamento social, e também de desconfinamento. Tratando-se de uma metodologia de investigação-ação e de acordo com o paradigma interpretativo, este estudo visa compreender se uma abordagem desta natureza comprova constituir uma mais-valia neste tipo de grupos alvo, em circunstâncias atípicas como as recentemente vividas, no que toca ao desenvolvimento de competências socioemocionais. De acordo com os procedimentos de investigação escolhidos, foram recolhidas as opiniões de 29 crianças e jovens, que constituíram dois grupos alvo, 1 grupo em contexto de turma de 1º ciclo, composto por 18 alunos com e sem DID; e 1 grupo de 11 crianças e jovens, com e sem DID, pertencentes a diversas turmas de 1º e 2º ciclo. Colaboraram neste estudo, também com as suas opiniões, a professora do grupo turma e os pais dos alunos individuais. Para tanto, foram aplicados questionários sob um modelo de escala de Likert, antes e depois de uma intervenção psicopedagógica baseada na técnica de mindfulness, ora online, ora presencialmente, e os seus resultados empiricamente analisados, demonstraram na generalidade melhorias na opinião dos participantes.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectMindfulnesspor
dc.subjectDificuldades intelectuais e desenvolvimentaispor
dc.subjectCompetências socioemocionaispor
dc.subjectPandemiapor
dc.titleContributos do mindfulness para o desenvolvimento de competências socioemocionais de crianças e jovens com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais, em tempos de pandemiapor
dc.typemasterThesispor
dc.pagination134 f.por
degois.identifier.tid203087925por
thesis.degree.nameDissertação de mestrado em Educação Especial – especialização no Domínio Cognitivo e Motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2022por
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Natacha Oliveira - Correção_PDFA.pdf2.21 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons