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http://hdl.handle.net/20.500.12207/5839
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Título: Contributos do mindfulness para o desenvolvimento de competências socioemocionais de crianças e jovens com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais, em tempos de pandemia
Autor: Oliveira, Natacha Andrade Âmbar dos Santos
Orientador: Santos, Maria Teresa Pereira dos
Palavras-chave: Mindfulness
Dificuldades intelectuais e desenvolvimentais
Competências socioemocionais
Pandemia
Data: 24-Fev-2022
Citação: Oliveira, N. (2022). Contributos do Mindfulness para o desenvolvimento de competências socioemocionais de crianças e jovens com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais, em tempos de pandemia. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. https://hdl.handle.net/20.500.12207/5839
Resumo: O presente trabalho tem como tema os Contributos do Mindfulness para o Desenvolvimento de Competências Socioemocionais de Crianças e Jovens com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais, e sem, em Tempos de Pandemia. Corresponde a uma investigação quantitativa e qualitativa, que pretende articular os fundamentos teóricos de investigação em educação baseados neste método, com os dados recolhidos após uma intervenção assente nesta técnica, em contexto de domicílio e escolar, em período de isolamento social, e também de desconfinamento. Tratando-se de uma metodologia de investigação-ação e de acordo com o paradigma interpretativo, este estudo visa compreender se uma abordagem desta natureza comprova constituir uma mais-valia neste tipo de grupos alvo, em circunstâncias atípicas como as recentemente vividas, no que toca ao desenvolvimento de competências socioemocionais. De acordo com os procedimentos de investigação escolhidos, foram recolhidas as opiniões de 29 crianças e jovens, que constituíram dois grupos alvo, 1 grupo em contexto de turma de 1º ciclo, composto por 18 alunos com e sem DID; e 1 grupo de 11 crianças e jovens, com e sem DID, pertencentes a diversas turmas de 1º e 2º ciclo. Colaboraram neste estudo, também com as suas opiniões, a professora do grupo turma e os pais dos alunos individuais. Para tanto, foram aplicados questionários sob um modelo de escala de Likert, antes e depois de uma intervenção psicopedagógica baseada na técnica de mindfulness, ora online, ora presencialmente, e os seus resultados empiricamente analisados, demonstraram na generalidade melhorias na opinião dos participantes.
URI: https://hdl.handle.net/20.500.12207/5839
Designação: Dissertação de mestrado em Educação Especial – especialização no Domínio Cognitivo e Motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2022
Aparece nas coleções:ESE - Dissertações de mestrado

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