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http://hdl.handle.net/20.500.12207/5834
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wcag
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dc.contributor.advisorRamalho, José Pereirinha-
dc.contributor.authorEmídio, Dina Maria Guerreiro Machado-
dc.date.accessioned2023-02-27T10:10:24Z-
dc.date.available2023-02-27T10:10:24Z-
dc.date.issued2022-04-11-
dc.identifier.citationEmídio, D. (2022). “Contributo da Animação Sociocultural para a inclusão das crianças com necessidades educativas especiais no Jardim de Infância”. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. https://hdl.handle.net/20.500.12207/5834por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12207/5834-
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo compreender qual a importância atribuída ao papel do Animador Sociocultural, na Inclusão das crianças com Necessidades Educativas Especiais no Jardim de Infância. A Animação Sociocultural baseia-se num conjunto de técnicas e alicerces que podem dar um contributo para que os alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) possam ser mais ativos no seu próprio desenvolvimento, tanto a nível pessoal como social. Este estudo foi desenvolvido com as crianças, envolvendo a comunidade escolar e em particular com as educadoras de infância responsáveis pela sala. Neste contexto, a Animação Sociocultural pode potenciar a consciencialização e a importância da inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais no grupo/ turma. Nesta investigação, que tem como base um modelo de investigação qualitativa, que foi desenvolvido nos dois agrupamentos de escolas da cidade de Beja, o investigador pode, a partir das entrevistas efetuadas, melhor compreender o papel do Animação Sociocultural na inclusão e desenvolvimento de alunos do Jardim de Infância com NEE. Pretende-se compreender se o Animador, recorrendo à utilização de diversas técnicas, adaptadas a cada aluno, pode contribuir para uma melhor inclusão e aprendizagem por parte destas crianças. A escola tem um papel fundamental na formação da criança, tanto ao nível educativo, como pessoal e social, sendo a inclusão um meio de reconhecimento e aceitação pela diferença. Esta investigação, de natureza qualitativa, será posta ao serviço da Animação Sociocultural, das famílias e das crianças com NEE, que em conjunto poderá contribuir para uma intervenção articulada e inclusiva. Nesta área de intervenção realça-se a importância da resiliência e a capacidade de cada indivíduo em lidar com os seus próprios problemas e desafios, com vista a superar as adversidades que assistem às pessoas com NEE, potenciando as suas capacidades de aprender e crescer. Para a maioria das Educadoras de Infância entrevistadas a Animação Sociocultural é vista como um parceiro fundamental em sala de aula/atividades, permitindo um trabalho colaborativo que poderá contribuir para o sucesso educativo e para o melhor desempenho do aluno numa escola que se pretende mais inclusiva.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectAnimação socioculturalpor
dc.subjectAnimador socioculturalpor
dc.subjectEducação pré-Escolarpor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectNecessidades Educativas Especiais.por
dc.title"Contributo da Animação Sociocultural para a inclusão das crianças com necessidades educativas especiais no Jardim de Infância"por
dc.typemasterThesispor
dc.pagination85 f.por
degois.identifier.tid203087909por
thesis.degree.nameDissertação de mestrado em Educação especial - especialização no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2022por
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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