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http://hdl.handle.net/20.500.12207/5834
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Ramalho, José Pereirinha | - |
dc.contributor.author | Emídio, Dina Maria Guerreiro Machado | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-27T10:10:24Z | - |
dc.date.available | 2023-02-27T10:10:24Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-11 | - |
dc.identifier.citation | Emídio, D. (2022). “Contributo da Animação Sociocultural para a inclusão das crianças com necessidades educativas especiais no Jardim de Infância”. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. https://hdl.handle.net/20.500.12207/5834 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12207/5834 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como objetivo compreender qual a importância atribuída ao papel do Animador Sociocultural, na Inclusão das crianças com Necessidades Educativas Especiais no Jardim de Infância. A Animação Sociocultural baseia-se num conjunto de técnicas e alicerces que podem dar um contributo para que os alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) possam ser mais ativos no seu próprio desenvolvimento, tanto a nível pessoal como social. Este estudo foi desenvolvido com as crianças, envolvendo a comunidade escolar e em particular com as educadoras de infância responsáveis pela sala. Neste contexto, a Animação Sociocultural pode potenciar a consciencialização e a importância da inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais no grupo/ turma. Nesta investigação, que tem como base um modelo de investigação qualitativa, que foi desenvolvido nos dois agrupamentos de escolas da cidade de Beja, o investigador pode, a partir das entrevistas efetuadas, melhor compreender o papel do Animação Sociocultural na inclusão e desenvolvimento de alunos do Jardim de Infância com NEE. Pretende-se compreender se o Animador, recorrendo à utilização de diversas técnicas, adaptadas a cada aluno, pode contribuir para uma melhor inclusão e aprendizagem por parte destas crianças. A escola tem um papel fundamental na formação da criança, tanto ao nível educativo, como pessoal e social, sendo a inclusão um meio de reconhecimento e aceitação pela diferença. Esta investigação, de natureza qualitativa, será posta ao serviço da Animação Sociocultural, das famílias e das crianças com NEE, que em conjunto poderá contribuir para uma intervenção articulada e inclusiva. Nesta área de intervenção realça-se a importância da resiliência e a capacidade de cada indivíduo em lidar com os seus próprios problemas e desafios, com vista a superar as adversidades que assistem às pessoas com NEE, potenciando as suas capacidades de aprender e crescer. Para a maioria das Educadoras de Infância entrevistadas a Animação Sociocultural é vista como um parceiro fundamental em sala de aula/atividades, permitindo um trabalho colaborativo que poderá contribuir para o sucesso educativo e para o melhor desempenho do aluno numa escola que se pretende mais inclusiva. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | por |
dc.subject | Animação sociocultural | por |
dc.subject | Animador sociocultural | por |
dc.subject | Educação pré-Escolar | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Necessidades Educativas Especiais. | por |
dc.title | "Contributo da Animação Sociocultural para a inclusão das crianças com necessidades educativas especiais no Jardim de Infância" | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.pagination | 85 f. | por |
degois.identifier.tid | 203087909 | por |
thesis.degree.name | Dissertação de mestrado em Educação especial - especialização no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2022 | por |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
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Dina Machado_Dissertação de mestrado_PDFA.pdf | 583.51 kB | Adobe PDF | View/Open |
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