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http://hdl.handle.net/20.500.12207/5815
wcag
Título: O impacto das práticas de educação parental na adaptação e sucesso escolar das crianças. O caso dos alunos de 2.º Ciclo da Escola Básica Conde de Vilalva
Autor: Silvestre, Alexandra Guerreiro
Orientador: Godinho, Paula
Palavras-chave: Educação parental
Parentalidade
Família
Escola
Equipa multidisciplinar
Sucesso escolar
Data: 2-Nov-2022
Citação: Silvestre, A. (2022). O impacto das práticas de educação parental na adaptação e sucesso escolar das crianças. O caso dos alunos de 2.º Ciclo da Escola Básica Conde de Vilalva. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. https://hdl.handle.net/20.500.12207/5815
Resumo: A temática da educação parental tem ganho ao longo das últimas décadas um considerável destaque, na medida em que se nota a existência de cada vez mais pais que necessitam de adquirir estratégias e informações que sejam relevantes e que lhes permitam melhorar as suas competências a nível parental e consequentemente melhorar o desempenho e resultados escolares dos seus educandos. É muito importante que a escola e a família se tornem aliadas e que em conjunto quebrem obstáculos de forma a promover a melhoria do sucesso a nível escolar das suas crianças. O presente estudo, pretende verificar “O impacto das práticas de educação parental na adaptação e sucesso escolar das crianças. O caso dos alunos da Escola Básica Conde de Vilalva.” Para que o estudo fosse possível de realizar, foi criado um instrumento de recolha de dados, que incidiu num inquérito por questionário que compilou um total de 27 questões, abertas, fechadas e escalonadas, que permitiram à investigadora obter as informações necessárias para poder proceder a uma análise pormenorizada das mesmas. O instrumento de recolha de dados teve um caráter confidencial e foi enviado aos participantes via e-mail e respondido através da plataforma digital Google Forms. A amostra foi composta por um total de 71 inquiridos que correspondem aos encarregados de educação dos alunos de 2.º Ciclo da Escola Básica Conde de Vilalva, residentes no concelho de Évora. A maioria dos participantes corresponde ao sexo feminino e têm idades compreendidas entre os 26 e os 55 anos e com escolaridade entre o 9.º ano e o grau de Mestrado. Para dar resposta às necessidades evidenciadas neste estudo, foi elaborada uma proposta de intervenção ao nível da educação parental para no futuro, poder ser implementada no Agrupamento de Escolas alvo da ação.
URI: https://hdl.handle.net/20.500.12207/5815
Designação: Dissertação de mestrado em Serviço Social – Riscos Sociais e Desenvolvimento Local. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2022
Aparece nas coleções:ESE - Dissertações de mestrado

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