Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/5798
Full metadata record
wcag
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMurta, Luís Manuel da Cruz-
dc.contributor.advisorAlmeida, Cesário Paulo Lameiras de-
dc.contributor.authorCamões, Ana Maria Ragageles-
dc.date.accessioned2023-02-14T11:59:33Z-
dc.date.available2023-02-14T11:59:33Z-
dc.date.issued2022-11-10-
dc.identifier.citationCamões, A. (2022). Interdisciplinaridade entre a matemática e a educação física: Uma proposta na Educação Pré-Escolar e no 1.ºCiclo do Ensino Básico. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. https://hdl.handle.net/20.500.12207/5798por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12207/5798-
dc.description.abstractO presente estudo debruça-se sobre a Interdisciplinaridade entre a Matemática e a Educação Física. Para tal foi realizada uma investigação/ação, no âmbito das unidades curriculares referentes à Prática Profissional, do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºciclo do Ensino Básico. Nele é apresentada uma proposta de conexão entre a Matemática e a Educação Física, nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1ºciclo do Ensino Básico, com recurso a propostas pedagógicas. Esta investigação teve como objetivo geral analisar a importância da Interdisciplinaridade entre a Matemática e a Educação Física, e a sua relevância no processo de aprendizagem destas duas áreas. Os objetivos específicos, definidos neste trabalho, foram verificar se essa conexão potencia o aumento de interesse dos alunos e explorar os conteúdos através de atividades práticas e de fácil comparação, e associação, ao quotidiano. Para alcançar esses propósitos foi implementada uma metodologia de investigação-ação, apresentando tarefas interessantes, tendo em vista o desenvolvimento de aprendizagens significativas, e úteis, para as crianças. A investigação possibilitou constatar que a Interdisciplinaridade entre a Matemática e a Educação Física, permite o desenvolvimento de diversos conteúdos e noções matemáticas ao mesmo tempo que são desenvolvidas capacidades e habilidades motoras. Desta forma é possível afirmar que a adoção de uma metodologia interdisciplinar poderá ser vantajosa para os alunos.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectPré-Escolarpor
dc.titleInterdisciplinaridade entre a matemática e a educação física: Uma proposta na Educação Pré-Escolar e no 1.ºCiclo do Ensino Básicopor
dc.typemasterThesispor
dc.pagination88 f.por
degois.identifier.tid203211758por
thesis.degree.nameDissertação de mestrado em Ensino na especialidade de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2022por
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Ana Ragageles Camões_Dissertação de mestrado_PDFA.pdf1.05 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons