Please use this identifier to cite or link to this item:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/5798
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Murta, Luís Manuel da Cruz | - |
dc.contributor.advisor | Almeida, Cesário Paulo Lameiras de | - |
dc.contributor.author | Camões, Ana Maria Ragageles | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-14T11:59:33Z | - |
dc.date.available | 2023-02-14T11:59:33Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-10 | - |
dc.identifier.citation | Camões, A. (2022). Interdisciplinaridade entre a matemática e a educação física: Uma proposta na Educação Pré-Escolar e no 1.ºCiclo do Ensino Básico. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. https://hdl.handle.net/20.500.12207/5798 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12207/5798 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo debruça-se sobre a Interdisciplinaridade entre a Matemática e a Educação Física. Para tal foi realizada uma investigação/ação, no âmbito das unidades curriculares referentes à Prática Profissional, do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºciclo do Ensino Básico. Nele é apresentada uma proposta de conexão entre a Matemática e a Educação Física, nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1ºciclo do Ensino Básico, com recurso a propostas pedagógicas. Esta investigação teve como objetivo geral analisar a importância da Interdisciplinaridade entre a Matemática e a Educação Física, e a sua relevância no processo de aprendizagem destas duas áreas. Os objetivos específicos, definidos neste trabalho, foram verificar se essa conexão potencia o aumento de interesse dos alunos e explorar os conteúdos através de atividades práticas e de fácil comparação, e associação, ao quotidiano. Para alcançar esses propósitos foi implementada uma metodologia de investigação-ação, apresentando tarefas interessantes, tendo em vista o desenvolvimento de aprendizagens significativas, e úteis, para as crianças. A investigação possibilitou constatar que a Interdisciplinaridade entre a Matemática e a Educação Física, permite o desenvolvimento de diversos conteúdos e noções matemáticas ao mesmo tempo que são desenvolvidas capacidades e habilidades motoras. Desta forma é possível afirmar que a adoção de uma metodologia interdisciplinar poderá ser vantajosa para os alunos. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | por |
dc.subject | Interdisciplinaridade | por |
dc.subject | Matemática | por |
dc.subject | Educação Física | por |
dc.subject | Pré-Escolar | por |
dc.title | Interdisciplinaridade entre a matemática e a educação física: Uma proposta na Educação Pré-Escolar e no 1.ºCiclo do Ensino Básico | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.pagination | 88 f. | por |
degois.identifier.tid | 203211758 | por |
thesis.degree.name | Dissertação de mestrado em Ensino na especialidade de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2022 | por |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ana Ragageles Camões_Dissertação de mestrado_PDFA.pdf | 1.05 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License