Utilize este identificador para referenciar este registo:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/5798
Título: | Interdisciplinaridade entre a matemática e a educação física: Uma proposta na Educação Pré-Escolar e no 1.ºCiclo do Ensino Básico |
Autor: | Camões, Ana Maria Ragageles |
Orientador: | Murta, Luís Manuel da Cruz Almeida, Cesário Paulo Lameiras de |
Palavras-chave: | Interdisciplinaridade Matemática Educação Física Pré-Escolar |
Data: | 10-Nov-2022 |
Citação: | Camões, A. (2022). Interdisciplinaridade entre a matemática e a educação física: Uma proposta na Educação Pré-Escolar e no 1.ºCiclo do Ensino Básico. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. https://hdl.handle.net/20.500.12207/5798 |
Resumo: | O presente estudo debruça-se sobre a Interdisciplinaridade entre a Matemática e a Educação Física. Para tal foi realizada uma investigação/ação, no âmbito das unidades curriculares referentes à Prática Profissional, do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºciclo do Ensino Básico. Nele é apresentada uma proposta de conexão entre a Matemática e a Educação Física, nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1ºciclo do Ensino Básico, com recurso a propostas pedagógicas. Esta investigação teve como objetivo geral analisar a importância da Interdisciplinaridade entre a Matemática e a Educação Física, e a sua relevância no processo de aprendizagem destas duas áreas. Os objetivos específicos, definidos neste trabalho, foram verificar se essa conexão potencia o aumento de interesse dos alunos e explorar os conteúdos através de atividades práticas e de fácil comparação, e associação, ao quotidiano. Para alcançar esses propósitos foi implementada uma metodologia de investigação-ação, apresentando tarefas interessantes, tendo em vista o desenvolvimento de aprendizagens significativas, e úteis, para as crianças. A investigação possibilitou constatar que a Interdisciplinaridade entre a Matemática e a Educação Física, permite o desenvolvimento de diversos conteúdos e noções matemáticas ao mesmo tempo que são desenvolvidas capacidades e habilidades motoras. Desta forma é possível afirmar que a adoção de uma metodologia interdisciplinar poderá ser vantajosa para os alunos. |
URI: | https://hdl.handle.net/20.500.12207/5798 |
Designação: | Dissertação de mestrado em Ensino na especialidade de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2022 |
Aparece nas coleções: | ESE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Ragageles Camões_Dissertação de mestrado_PDFA.pdf | 1.05 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este registo está protegido por Licença Creative Commons