Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/5798
wcag
Title: Interdisciplinaridade entre a matemática e a educação física: Uma proposta na Educação Pré-Escolar e no 1.ºCiclo do Ensino Básico
Authors: Camões, Ana Maria Ragageles
Orientador: Murta, Luís Manuel da Cruz
Almeida, Cesário Paulo Lameiras de
Keywords: Interdisciplinaridade
Matemática
Educação Física
Pré-Escolar
Issue Date: 10-Nov-2022
Citation: Camões, A. (2022). Interdisciplinaridade entre a matemática e a educação física: Uma proposta na Educação Pré-Escolar e no 1.ºCiclo do Ensino Básico. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. https://hdl.handle.net/20.500.12207/5798
Abstract: O presente estudo debruça-se sobre a Interdisciplinaridade entre a Matemática e a Educação Física. Para tal foi realizada uma investigação/ação, no âmbito das unidades curriculares referentes à Prática Profissional, do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºciclo do Ensino Básico. Nele é apresentada uma proposta de conexão entre a Matemática e a Educação Física, nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1ºciclo do Ensino Básico, com recurso a propostas pedagógicas. Esta investigação teve como objetivo geral analisar a importância da Interdisciplinaridade entre a Matemática e a Educação Física, e a sua relevância no processo de aprendizagem destas duas áreas. Os objetivos específicos, definidos neste trabalho, foram verificar se essa conexão potencia o aumento de interesse dos alunos e explorar os conteúdos através de atividades práticas e de fácil comparação, e associação, ao quotidiano. Para alcançar esses propósitos foi implementada uma metodologia de investigação-ação, apresentando tarefas interessantes, tendo em vista o desenvolvimento de aprendizagens significativas, e úteis, para as crianças. A investigação possibilitou constatar que a Interdisciplinaridade entre a Matemática e a Educação Física, permite o desenvolvimento de diversos conteúdos e noções matemáticas ao mesmo tempo que são desenvolvidas capacidades e habilidades motoras. Desta forma é possível afirmar que a adoção de uma metodologia interdisciplinar poderá ser vantajosa para os alunos.
URI: https://hdl.handle.net/20.500.12207/5798
Designation: Dissertação de mestrado em Ensino na especialidade de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2022
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
Ana Ragageles Camões_Dissertação de mestrado_PDFA.pdf1.05 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons