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http://hdl.handle.net/20.500.12207/5782
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wcag
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dc.contributor.advisorBasílio, Maria do Sacramento Bombaça-
dc.contributor.advisorBorralho, Carlos Manuel Lopes-
dc.contributor.authorAlmanso, João Miguel Caixeiro-
dc.date.accessioned2023-02-09T15:51:11Z-
dc.date.available2023-02-09T15:51:11Z-
dc.date.issued2022-06-15-
dc.identifier.citationAlmanso, J. (2022). A gamificação como estratégia para a melhoria da performance dos operadores de Call Center - Estudo de Caso MyArena. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. https://hdl.handle.net/20.500.12207/5782por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12207/5782-
dc.description.abstractAo longo dos anos, tem existido um interesse e um investimento crescente por parte das organizações na investigação de estratégias que lhes permitam encontrar formas mais eficazes de alcançar a melhor performance dos seus funcionários. As organizações já perceberam que o engagement dos funcionários é um fator chave para atingir o sucesso. No entanto, estatísticas recentes indicam que apenas 20% dos funcionários a nível mundial estão envolvidos com o seu trabalho (Harter, 2021). A motivação está intimamente ligada ao desempenho dos funcionários e, consequentemente, ao cumprimento de metas e objetivos organizacionais. Investir na motivação é agora mais importante do que nunca. Ao mesmo tempo, as tecnologias avançam e são cada vez mais rápidas e acessíveis o que leva ao surgimento de novas ferramentas e novas abordagens. Uma dessas novas abordagens ou ferramentas é a gamificação. Trata-se no fundo de aplicar os elementos de jogo em contextos de não-jogo, concretamente em contexto de trabalho, com o objetivo de potenciar precisamente a motivação e obter ganhos ao nível da produtividade, criatividade, envolvimento, lealdade, entre outros. O objetivo deste trabalho foi estudar um caso concreto de aplicação de uma ferramenta de gamificação (myArena) em contexto real de trabalho, nomeadamente em ambiente de call center, e medir a alteração de performance dos colaboradores em dois dos Key Performance Indicators (KPI) chave para a organização, concretamente o Net Promoter Score (NPS) e o Tempo Médio de Atendimento (TMA). A metodologia de investigação utilizada foi o Estudo de Caso, metodologia que tem vindo a ganhar uma relevância crescente no âmbito das ciências sociais. Ao nível teórico procedeu-se à revisão da literatura focada nos principais referenciais teóricos sobre gamificação e motivação e são apresentados alguns modelos de gamificação com foco na motivação. A parte empírica deste estudo trata sobretudo de recolha, tratamento e análise estatística de dados referentes à implementação do myArena num ambiente de call center no ano de 2020. Como resultado deste trabalho, concluiu-se que as equipas que fizeram parte do grupo myArena, tiveram consistentemente melhores resultados nos dois KPI em análise, comparativamente com as equipas que fizeram parte do grupo de controlo.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectEngagementpor
dc.subjectGamificaçãopor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectMyArenapor
dc.subjectPerformancepor
dc.titleA gamificação como estratégia para a melhoria da performance dos operadores de Call Center – Estudo de Caso MyArenapor
dc.typemasterThesispor
dc.pagination107 f.por
degois.identifier.tid203089120por
thesis.degree.nameDissertação de mestrado em Contabilidade e finanças. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Tecnologia e Gestão, 2022por
Appears in Collections:ESTIG - Dissertações de mestrado

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