Skip navigation
Utilize este identificador para referenciar este registo:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/5750
wcag
Título: “Eu reaprendo-me”: Intervenção para incremento do potencial de recuperação em jovens adultos após primeiros surtos psicóticos
Autor: Barros, Nuno Miguel Costa
Orientador: Lopes, Manuel José
Palavras-chave: Relação terapêutica
Transições
Recuperação pessoal
Enfermagem
Data: 29-Jul-2022
Citação: Barros, N. (2022). “Eu reaprendo-me”: Intervenção para incremento do potencial de recuperação em jovens adultos após primeiros surtos psicóticos. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja, Universidade de Évora, Instituto Politécnico de Portalegre, Instituto Politécnico de Setúbal, Instituto Politécnico de Castelo Branco]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. https://hdl.handle.net/20.500.12207/5750
Resumo: O presente relatório pretende refletir a implementação do Projeto de Intervenção “Eu Reaprendo-me”, enquadrado no Mestrado de Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica e que teve como foco principal a recuperação pessoal de jovens adultos após primeiros surtos psicóticos. O principal objetivo deste Projeto consistiu no capacitar o jovem adulto e sua família para lidar com a nova realidade que se lhe impõe com a ocorrência de um problema de saúde numa fase crítica do seu ciclo vital, permitindo que estes assumam o controlo das decisões relativas ao seu próprio plano de cuidados, melhorem a sua condição de saúde e atinjam o seu maior potencial numa vida produtiva, na comunidade onde se inserem. Para tal, tendo por base o referencial teórico da Teoria das Transições de Meleis e a metodologia do Processo de Enfermagem, foram desenvolvidos planos de cuidados individualizados com recurso a taxonomias estandardizadas e indicadores de resultados sensíveis aos cuidados de enfermagem; indicadores estes que permitiram avaliar continuamente as intervenções implementadas e documentar, numa fase final, os ganhos em saúde alcançados. A Relação Terapêutica foi o principal alicerce dos Processos de Avaliação Diagnóstica e Intervenção Terapêutica desenvolvidos, durante os quais se procurou sempre estimular a participação ativa da pessoa, que se assumiu, em todas as fases, como coprodutora do seu próprio processo de cuidados. Para além disso, pretendeu-se igualmente, através da implementação do Projeto, desenvolver as competências comuns do Enfermeiro Especialista e as específicas do Enfermeiro Especialista em Saúde Mental e Psiquiátrica, bem como as competências relativas ao Grau de Mestre. A implementação deste projeto permitiu então ganhos para a pessoa e família ao nível do potencial de recuperação, bem como ganhos de aprendizagem que nos permitiram desenvolver as competências a que nos propusemos com a realização deste Mestrado.
URI: https://hdl.handle.net/20.500.12207/5750
Designação: Dissertação de mestrado em Enfermagem – Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica em conjunto com: Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem São João de Deus, Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, 2022
Aparece nas coleções:ESS - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
wcag
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
NunoBarros - versão corrigida_Dissertação de mestrado_PDFA.pdf2.27 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons