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http://hdl.handle.net/20.500.12207/5743
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Título: "Qualidade do sono e stress em professores do ensino superior de enfermagem"
Autor: Fitas, Ana Miguel Soudo
Orientador: Arco, Helena Maria Reis do
Palavras-chave: Qualidade do sono
Stress ocupacional
Professores
Ensino superior de enfermagem
Planeamento da saúde
Data: 20-Abr-2022
Citação: Fitas, A. (2022). “Qualidade do sono e stress em professores do ensino superior de enfermagem”. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja, Universidade de Évora, Instituto Politécnico de Portalegre, Instituto Politécnico de Setúbal, Instituto Politécnico de Castelo Branco]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. https://hdl.handle.net/20.500.12207/5743
Resumo: sono assume hoje um papel imprescindível na existência do ser humano, contribuindo para o seu bem-estar físico e mental. Assim, é essencial alcançar qualidade do sono, adotando hábitos de sono saudáveis. Ao longo do nosso quotidiano percebemos o quanto importante é o sono e quais as implicações da sua ausência ou má qualidade, principalmente durante o período laboral em que se reflete no rendimento do trabalhador, na sua capacidade mental, intelectual e física. Considerando atempadamente que existem profissões de maior desgaste, stress e consequentemente com défice de qualidade do sono, procurou-se intervir junto de uma população selecionada através da elaboração de um projeto de intervenção, baseado na Metodologia do Planeamento da Saúde, com o objetivo de melhorar hábitos de sono, promovendo literacia em saúde e desenvolvendo estratégias de intervenção. Desenvolveu-se um estudo descritivo, no âmbito do projeto de intervenção, cuja população alvo foram 25 professores do ensino superior de enfermagem da escola de enfermagem X. Elaborou-se um formulário no Google Forms para resposta ao Questionário de Stress nos Professores do Ensino Superior e à Escala da Qualidade do Sono - índice de qualidade do sono de Pittsburgh - versão portuguesa, onde foi possível obter 16 respostas, de forma anónima. Após o diagnóstico da situação, através da análise estatística com recurso ao Software Statistic Package for Social Sciences versão 2.4 e ao Microsoft Office Excel, identificou-se que: 87,6% da população em estudo considerou que a vida profissional lhe provoca algum nível de stress ocupacional. O maior fator de stress ocupacional diz respeito à falta de tempo para estar com as pessoas mais próximas, com um valor médio de 3,0625. 68,8% considerou ter boa qualidade do sono, sendo que 31,3% dormiu apenas 5 horas e igual percentagem 6 horas. Mais de 50% dos professores, adormeceu depois da meia noite e acordou antes das 7 horas da manhã. Obteve-se um valor global do índice de qualidade do sono de Pittsburgh de 5 e de 6, consoante o número de horas dormidas (5 horas ou 6 horas) pela maioria dos professores, significando uma pobre qualidade do sono. Determinaram-se prioridades, delinearam-se estratégias com vista à adoção de hábitos de sono saudáveis, definiram-se intervenções e atividades, procedeu-se à sua execução e posteriormente realizou-se a avaliação e divulgação dos resultados.
URI: https://hdl.handle.net/20.500.12207/5743
Designação: Dissertação de mestrado em Enfermagem – Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública em conjunto com: Universidade de Évora, Escola Superior de Enfermagem São João de Deus. Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Saúde. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, 2022
Aparece nas coleções:ESS - Dissertações de mestrado

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