Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/5718
Full metadata record
wcag
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMatos, Bernardo-
dc.contributor.authorLoureiro, Nuno-
dc.contributor.authorAlves, Ana-
dc.contributor.authorLoureiro, Vânia-
dc.date.accessioned2023-01-24T16:30:39Z-
dc.date.available2023-01-24T16:30:39Z-
dc.date.issued2020-11-
dc.identifier.citationMatos, B., Loureiro, N., Alves, A. & Loureiro, V. (2020). Literacia física e oportunidades de estimulação motora em contexto familiar. In R. Mendes, M. Silva, & E. Sá (Eds.), Estudos de Desenvolvimento Motor da Criança XIII (pp. 137-139). Universidade de Coimbra.por
dc.identifier.isbn978-989-54639-5-4-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12207/5718-
dc.description.abstractObjetivo: Caracterizar as oportunidades (affordances) de estimulação motora positiva em crianças dos 18 aos 42 meses de idade no ambiente familiar. Metodologia: Aplicação do questionário Affordances in the Home Enviroment for Motor Development (Versão Portuguesa) - AHEMD - 18-42 meses (Rodrigues et al., 2005) a crianças de um Jardim de Infância. O questionário (Rodrigues et al., 2005) é composto por variáveis de caraterização da criança e família e 67 perguntas relacionadas com o ambiente familiar, divididas em cinco subescalas: espaço exterior, espaço interior, variedade de estimulação, materiais de motricidade fina e materiais de motricidade grossa. Resultados: Foram inquiridas 63 famílias de crianças que frequentam um Jardim de Infância e suas filiais, que responderam na totalidade ao questionário citado. Conclusão: Famílias com maior rendimento e habilitações não valorizam tanto o contexto exterior quando comparadas com as outras famílias. Ao tentar identificar recomendações para o desenvolvimento da literacia física, o estudo destaca o espaço exterior (enquanto item do contexto familiar) e, no que se refere ao acesso e às affordances diversificadas e desafiadoras, assume-s como fundamental a identificação de critérios-chave com valor lúdico e amigos das crianças e das famílias.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Coimbrapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectLiteracia físicapor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectContextospor
dc.subjectOportunidadespor
dc.subjectCriançaspor
dc.titleLiteracia física e oportunidades de estimulação motora em contexto familiarpor
dc.title.alternativePhysical literacy and motor affordances in the home environmentpor
dc.typebookPartpor
dc.peerreviewedyespor
degois.publication.firstPage137por
degois.publication.lastPage139por
degois.publication.titleEstudos de Desenvolvimento Motor da Criança XIIIpor
Appears in Collections:D-AHD - Livros e Capítulos de Livro

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
LiteraciaFisica e Oportunidades estimulação Motora_PDFA.pdf145.63 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons