Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/5581
Full metadata record
wcag
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCoelho, La Salete-
dc.contributor.authorRaposo, Albertina-
dc.contributor.authorPiedade, Ana-
dc.contributor.authorMarques, Hugo-
dc.contributor.authorTeixeira, Leonor-
dc.contributor.authorUva, Marta-
dc.contributor.authorFernandes, Sandra-
dc.contributor.authorGonçalves, Teresa-
dc.contributor.authorSilveira, Margarida-
dc.contributor.authorMartins, Cristina-
dc.contributor.authorBergano, Sofia-
dc.date.accessioned2022-07-05T10:10:15Z-
dc.date.available2022-07-05T10:10:15Z-
dc.date.issued2020-12-
dc.identifier.citationCoelho, La Salete, Raposo, A., Piedade, A., Marques, H., Teixeiram L., Uva, M., Fernandes, S., Gonçalves, T, Silveira, M., Martins, C. & Bergano, S. (2020). Escolas transformadoras: Claboração, transformação e políticas educativas em educação para a cidadania global. Sinergias: Diálogos educativos para a transformação social, 11, 57-74.por
dc.identifier.issn2183-4687-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12207/5581-
dc.description.abstractO projeto Escolas Transformadoras, levado a cabo por uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento e três Instituições do Ensino Superior, pretendeu refletir sobre os desafios colocados à Escola na construção de uma dimensão de cidadania consciente e crítica nos/as alunos/as com vista à transformação de todas as formas de injustiça social, ou seja, uma escola transformadora. O projeto privilegiou um processo de trabalho colaborativo entre pares, no qual as/os docentes aprendem entre pares e com os/as estudantes, numa partilha de saberes que lhes permite reconfigurar-se, transformar(-se) e ampliar o conjunto das suas competências, fomentando o seu desenvolvimento pessoal e profissional ao mesmo tempo que se constituem como agentes transformadores da escola e da comunidade. Neste artigo pretende-se sistematizar as reflexões e aprendizagens realizadas no âmbito do projeto, a partir da categoria de análise da colaboração enquanto motor de transformação e resposta política em si mesma. Podemos afirmar que as práticas desenvolvidas, como a monitorização e avaliação das ações através da reflexão conjunta, se traduzem na melhoria das ações e do processo de trabalho da equipapor
dc.language.isoporpor
dc.publisherCentro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP) e Fundação Gonçalo da Silveira (FGS)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectEducação para a cidadania globalpor
dc.subjectEducação para o desenvolvimentopor
dc.subjectTrabalho colaborativopor
dc.subjectCidadania e desenvolvimentopor
dc.subjectPolíticas educativaspor
dc.titleEscolas transformadoras: Colaboração, transformação e políticas educativas em educação para a cidadania globalpor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://2013-2021sinergiased.org/por
degois.publication.firstPage57por
degois.publication.lastPage74por
degois.publication.titleSinergias – diálogos educativos para a transformação socialpor
degois.publication.volume11por
Appears in Collections:D-BIO - Artigos em revistas indexadas à WoS/Scopus

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
escolas transformadoras_Albertina Raposo_PDFA.pdf676.14 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons