Please use this identifier to cite or link to this item:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/5581
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Coelho, La Salete | - |
dc.contributor.author | Raposo, Albertina | - |
dc.contributor.author | Piedade, Ana | - |
dc.contributor.author | Marques, Hugo | - |
dc.contributor.author | Teixeira, Leonor | - |
dc.contributor.author | Uva, Marta | - |
dc.contributor.author | Fernandes, Sandra | - |
dc.contributor.author | Gonçalves, Teresa | - |
dc.contributor.author | Silveira, Margarida | - |
dc.contributor.author | Martins, Cristina | - |
dc.contributor.author | Bergano, Sofia | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-05T10:10:15Z | - |
dc.date.available | 2022-07-05T10:10:15Z | - |
dc.date.issued | 2020-12 | - |
dc.identifier.citation | Coelho, La Salete, Raposo, A., Piedade, A., Marques, H., Teixeiram L., Uva, M., Fernandes, S., Gonçalves, T, Silveira, M., Martins, C. & Bergano, S. (2020). Escolas transformadoras: Claboração, transformação e políticas educativas em educação para a cidadania global. Sinergias: Diálogos educativos para a transformação social, 11, 57-74. | por |
dc.identifier.issn | 2183-4687 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12207/5581 | - |
dc.description.abstract | O projeto Escolas Transformadoras, levado a cabo por uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento e três Instituições do Ensino Superior, pretendeu refletir sobre os desafios colocados à Escola na construção de uma dimensão de cidadania consciente e crítica nos/as alunos/as com vista à transformação de todas as formas de injustiça social, ou seja, uma escola transformadora. O projeto privilegiou um processo de trabalho colaborativo entre pares, no qual as/os docentes aprendem entre pares e com os/as estudantes, numa partilha de saberes que lhes permite reconfigurar-se, transformar(-se) e ampliar o conjunto das suas competências, fomentando o seu desenvolvimento pessoal e profissional ao mesmo tempo que se constituem como agentes transformadores da escola e da comunidade. Neste artigo pretende-se sistematizar as reflexões e aprendizagens realizadas no âmbito do projeto, a partir da categoria de análise da colaboração enquanto motor de transformação e resposta política em si mesma. Podemos afirmar que as práticas desenvolvidas, como a monitorização e avaliação das ações através da reflexão conjunta, se traduzem na melhoria das ações e do processo de trabalho da equipa | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP) e Fundação Gonçalo da Silveira (FGS) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | por |
dc.subject | Educação para a cidadania global | por |
dc.subject | Educação para o desenvolvimento | por |
dc.subject | Trabalho colaborativo | por |
dc.subject | Cidadania e desenvolvimento | por |
dc.subject | Políticas educativas | por |
dc.title | Escolas transformadoras: Colaboração, transformação e políticas educativas em educação para a cidadania global | por |
dc.type | article | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | https://2013-2021sinergiased.org/ | por |
degois.publication.firstPage | 57 | por |
degois.publication.lastPage | 74 | por |
degois.publication.title | Sinergias – diálogos educativos para a transformação social | por |
degois.publication.volume | 11 | por |
Appears in Collections: | D-BIO - Artigos em revistas indexadas à WoS/Scopus |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
escolas transformadoras_Albertina Raposo_PDFA.pdf | 676.14 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License