Please use this identifier to cite or link to this item:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/5581
Title: | Escolas transformadoras: Colaboração, transformação e políticas educativas em educação para a cidadania global |
Authors: | Coelho, La Salete Raposo, Albertina Piedade, Ana Marques, Hugo Teixeira, Leonor Uva, Marta Fernandes, Sandra Gonçalves, Teresa Silveira, Margarida Martins, Cristina Bergano, Sofia |
Keywords: | Educação para a cidadania global Educação para o desenvolvimento Trabalho colaborativo Cidadania e desenvolvimento Políticas educativas |
Issue Date: | Dec-2020 |
Publisher: | Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP) e Fundação Gonçalo da Silveira (FGS) |
Citation: | Coelho, La Salete, Raposo, A., Piedade, A., Marques, H., Teixeiram L., Uva, M., Fernandes, S., Gonçalves, T, Silveira, M., Martins, C. & Bergano, S. (2020). Escolas transformadoras: Claboração, transformação e políticas educativas em educação para a cidadania global. Sinergias: Diálogos educativos para a transformação social, 11, 57-74. |
Abstract: | O projeto Escolas Transformadoras, levado a cabo por uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento e três Instituições do Ensino Superior, pretendeu refletir sobre os desafios colocados à Escola na construção de uma dimensão de cidadania consciente e crítica nos/as alunos/as com vista à transformação de todas as formas de injustiça social, ou seja, uma escola transformadora. O projeto privilegiou um processo de trabalho colaborativo entre pares, no qual as/os docentes aprendem entre pares e com os/as estudantes, numa partilha de saberes que lhes permite reconfigurar-se, transformar(-se) e ampliar o conjunto das suas competências, fomentando o seu desenvolvimento pessoal e profissional ao mesmo tempo que se constituem como agentes transformadores da escola e da comunidade. Neste artigo pretende-se sistematizar as reflexões e aprendizagens realizadas no âmbito do projeto, a partir da categoria de análise da colaboração enquanto motor de transformação e resposta política em si mesma. Podemos afirmar que as práticas desenvolvidas, como a monitorização e avaliação das ações através da reflexão conjunta, se traduzem na melhoria das ações e do processo de trabalho da equipa |
Peer reviewed: | yes |
URI: | https://hdl.handle.net/20.500.12207/5581 |
ISSN: | 2183-4687 |
Publisher version: | https://2013-2021sinergiased.org/ |
Appears in Collections: | D-BIO - Artigos em revistas indexadas à WoS/Scopus |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
escolas transformadoras_Albertina Raposo_PDFA.pdf | 676.14 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License