Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/5581
wcag
Title: Escolas transformadoras: Colaboração, transformação e políticas educativas em educação para a cidadania global
Authors: Coelho, La Salete
Raposo, Albertina
Piedade, Ana
Marques, Hugo
Teixeira, Leonor
Uva, Marta
Fernandes, Sandra
Gonçalves, Teresa
Silveira, Margarida
Martins, Cristina
Bergano, Sofia
Keywords: Educação para a cidadania global
Educação para o desenvolvimento
Trabalho colaborativo
Cidadania e desenvolvimento
Políticas educativas
Issue Date: Dec-2020
Publisher: Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP) e Fundação Gonçalo da Silveira (FGS)
Citation: Coelho, La Salete, Raposo, A., Piedade, A., Marques, H., Teixeiram L., Uva, M., Fernandes, S., Gonçalves, T, Silveira, M., Martins, C. & Bergano, S. (2020). Escolas transformadoras: Claboração, transformação e políticas educativas em educação para a cidadania global. Sinergias: Diálogos educativos para a transformação social, 11, 57-74.
Abstract: O projeto Escolas Transformadoras, levado a cabo por uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento e três Instituições do Ensino Superior, pretendeu refletir sobre os desafios colocados à Escola na construção de uma dimensão de cidadania consciente e crítica nos/as alunos/as com vista à transformação de todas as formas de injustiça social, ou seja, uma escola transformadora. O projeto privilegiou um processo de trabalho colaborativo entre pares, no qual as/os docentes aprendem entre pares e com os/as estudantes, numa partilha de saberes que lhes permite reconfigurar-se, transformar(-se) e ampliar o conjunto das suas competências, fomentando o seu desenvolvimento pessoal e profissional ao mesmo tempo que se constituem como agentes transformadores da escola e da comunidade. Neste artigo pretende-se sistematizar as reflexões e aprendizagens realizadas no âmbito do projeto, a partir da categoria de análise da colaboração enquanto motor de transformação e resposta política em si mesma. Podemos afirmar que as práticas desenvolvidas, como a monitorização e avaliação das ações através da reflexão conjunta, se traduzem na melhoria das ações e do processo de trabalho da equipa
Peer reviewed: yes
URI: https://hdl.handle.net/20.500.12207/5581
ISSN: 2183-4687
Publisher version: https://2013-2021sinergiased.org/
Appears in Collections:D-BIO - Artigos em revistas indexadas à WoS/Scopus

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
escolas transformadoras_Albertina Raposo_PDFA.pdf676.14 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons