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http://hdl.handle.net/20.500.12207/5533
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wcag
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dc.contributor.advisorReis, José Filipe Pires dos-
dc.contributor.authorPombinho, Miguel Ângelo Inocêncio-
dc.date.accessioned2022-06-08T11:53:56Z-
dc.date.available2022-06-08T11:53:56Z-
dc.date.issued2021-11-26-
dc.identifier.citationPombinho, M. (2021). Fatores determinantes da divulgação ambiental pelas empresas: Estudo de caso das sociedades cotadas na Euronext Lisbon. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. https://hdl.handle.net/20.500.12207/5533por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12207/5533-
dc.description.abstractA temática da contabilidade ambiental tem vindo a ganhar crescente importância ao longo dos anos já que a sociedade é cada vez mais confrontada com a escassez e desperdício de recursos naturais como fator preponderante do equilíbrio ecológico das gerações vindouras. A contabilidade ambiental é assim uma ferramenta indispensável para um correto fornecimento de informações, responsável pelo reconhecimento das transações das empresas com impacto no meio ambiente, traduzindo de uma forma mais credível e apropriada a posição financeira de cada organização. O presente estudo analisa a inclusão de questões ambientais na estratégia das empresas e no relato da informação financeira para indagar o grau de impacto que essas mesmas divulgações possuem na responsabilidade social, posicionamento e afirmação no mercado das empresas. Desta forma, esta investigação tem como objetivo analisar as práticas e grau de divulgação de informação ambiental nas contas anuais, e outros relatórios separados, entre 2016 e 2019, tendo por base os requisitos legais exigidos pela NCRF 26, pretendendo-se identificar de igual modo os fatores explicativos que podem influenciar o reconhecimento de matérias ambientais nas 41 empresas cotadas na Euronext Lisbon. Nesta investigação foi utilizada a técnica de análise de conteúdo das contas anuais e outros relatórios separados, para quantificação do grau de divulgação ambiental através do desenvolvimento de um índice de divulgação ambiental (IDA), cujos itens variam entre “0” e “1”. Por outro lado, para investigar os fatores explicativos do nível de divulgação ambiental, foi desenvolvido um modelo de regressão linear que considerou como variáveis independentes a dimensão das organizações, a posse de certificação ambiental, o setor de atividade, a localização das atividades produtivas, extrativas e de transformação e o peso no PSI 20. Resumidamente, foi observada uma tendência crescente na divulgação de informação ambiental das sociedades cotadas na Euronext Lisbon entre 2016 e 2019 e foram identificados fatores internos e externos que possuíram capacidade de explicar o IDA.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectContabilidade ambientalpor
dc.subjectÍndice de Divulgação Ambiental (IDA)por
dc.subjectMatérias ambientais. Euronext Lisbon.por
dc.titleFatores determinantes da divulgação ambiental pelas empresas: Estudo de caso das sociedades cotadas na Euronext Lisbonpor
dc.typemasterThesispor
dc.pagination125 f.por
degois.identifier.tid202923258por
thesis.degree.nameDissertação de mestrado em Contabilidade e finanças. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Tecnologia e Gestão, 2021por
Appears in Collections:ESTIG - Dissertações de mestrado

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