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http://hdl.handle.net/20.500.12207/5504
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Title: A educação inclusiva de crianças e jovens com dificuldades intelectuais no polo escolar de são Salvador do Mundo em Cabo Verde
Authors: Moura, Itália de Jesus Alves da
Orientador: Santos, Maria Teresa Pereira dos
Keywords: Educação especial
Necessidades educativas especiais
Dificuldades intelectuais e desenvolvimentais
Educação inclusiva
Issue Date: 26-May-2021
Citation: Moura, I. (2020). A educação inclusiva de crianças e jovens com dificuldades intelectuais no polo escolar de são Salvador do Mundo em Cabo Verde. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. https://hdl.handle.net/20.500.12207/5504
Abstract: O presente estudo, cujo título é “a Educação Inclusiva de Crianças e Jovens com Dificuldades Intelectuais no Polo Escolar de São Salvador do Mundo em Cabo Verde” baseia-se na estudo da política educativa inclusiva sugerida a nível internacional, nos últimos anos e a sua reflexão em Cabo Verde, tendo em conta a legislação Cabo-Verdiana e os documentos institucionalizados no nosso país de maneira a garantir uma educação para todos, que abrangem principalmente todas as crianças e jovens com dificuldades intelectuais, mostrando que independentemente das suas necessidades, devem ser incluídas assim como qualquer outra criança. Com este trabalho, a nossa inquietação foi descobrir se realmente as crianças e jovens com dificuldades intelectuais estavam a ser incluídas nas escolas regulares, com vista a ultrapassar as barreiras e garantir o seu direito à educação, levando em consideração o nível de formação dos docentes e se estavam preparados para trabalhar com todo o tipo de crianças independentemente das suas dificuldades. Este trabalho foi desenvolvido em alguns dos polos educativos (polo I, II e III), do Ensino Básico no Município de São Salvador do Mundo em Cabo Verde. Partindo da experiência e do conhecimento adquirido, verificou-se que a maioria dos docentes que trabalham com as crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE), não estão preparados, ou seja, não possuem o saber fazer para com os seus diferentes tipos de alunos, por isso, há necessidade de mais formações nesta área de como lidar com as crianças que possuem dificuldades de aprendizagem no seu dia a dia. Os resultados permitiram-nos fazer algumas sugestões, como forma de contribuir para a melhoria da implementação da educação inclusiva em Cabo Verde.
URI: https://hdl.handle.net/20.500.12207/5504
Designation: Dissertação de mestrado em Educação especial - especialização no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2020
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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