Please use this identifier to cite or link to this item:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/5488
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Espírito Santo, Adelaide Pereira Jacinto do | - |
dc.contributor.author | Veiga, Ana Maria Mendes Da | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-20T16:38:40Z | - |
dc.date.available | 2022-05-20T16:38:40Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-30 | - |
dc.identifier.citation | Veiga, A. (2020). A inclusão de crianças com did: O caso da Escola Agrupamento VII de Bombardeiro. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. http://hdl.handle.net/20.500.12207/5488 | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.12207/5488 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho intitulado, A Inclusão de crianças com DID: “O Caso da Escola Agrupamento VII De Bombardeiro”, tem como objetivo geral, compreender até que ponto um aluno com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais (DID) está incluído na Escola Agrupamento VII de Bombardeiro. O estudo desenvolvido obedeceu a uma investigação de natureza qualitativa, interpretativa e descritiva - Estudo de caso. A recolha de dados foi feita a partir de uma análise documental a entrevistas semi-estruturadas, realizadas ao diretor da escola, a três professores do ensino regular e aos pais do aluno. Os resultados obtidos mostraram que os professores têm a perceção dos conceitos de Necessidades Educativas Especiais (NEE), e de Inclusão/Escola Inclusiva, embora apresentem muitas reservas quanto à implementação da inclusão. Essas reservas dizem respeito à falta de recursos humanos e materiais. Quanto ao conceito de DID, não está bem interiorizado por todos os participantes, pois descrevem o conceito simplesmente como substituto de “deficiência intelectual ou até de deficiência mental”, não abordando em nenhum momento as competências adaptativas. Enquanto professores têm atitudes e práticas inclusivas, e mostram interesses necessidades de formação específica na área das NEE para melhor atenderem os alunos, consideram que a escola ainda não está preparada para a concretização da filosofia inclusiva, estando ainda numa faze embrionária da inclusão. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | por |
dc.subject | Necessidades educativas especiais | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Dificuldades intelectuais e desenvolvimentais | por |
dc.title | A inclusão de crianças com did: O caso da Escola Agrupamento VII de Bombardeiro | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.pagination | 138 f. | por |
degois.identifier.tid | 202918645 | por |
thesis.degree.name | Dissertação de mestrado em Educação especial - especialização no domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2020 | por |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PDFA_ANA_VEIGA.pdf | 1.3 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License