Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/20.500.12207/5480
Full metadata record
wcag
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAndré, Maria do Céu Lopes da Silva-
dc.contributor.authorCorreia, Joana Isabel Panasqueira-
dc.date.accessioned2022-05-18T17:14:43Z-
dc.date.available2022-05-18T17:14:43Z-
dc.date.issued2021-09-16-
dc.identifier.citationCorreia, J. (2021). Brincar no espaço exterior: Um percurso participado para a construção de materiais lúdico-pedagógicos. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. http://hdl.handle.net/20.500.12207/5480por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.12207/5480-
dc.description.abstractO presente estudo insere-se nas Unidades Curriculares de Prática Profissional II e III, em contexto de Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este tem como objetivo investigar o espaço exterior e a sua utilização pelas crianças. A temática em estudo surgiu da observação e da constatação de ocorrências/ ações durante a permanência das crianças no espaço exterior à sala, nas semanas de observação cooperada da Unidade Curricular da Prática Profissional II – Educação Pré-Escolar. No decorrer do projeto foi formulada a seguinte questão de partida:  Que intervenção realizar no espaço exterior de modo a que as crianças possam aí vivenciar situações de bem-estar e ludicidade? A metodologia de investigação aplicada no presente estudo, devido ao seu caráter descritivo e indutivo de análise intensiva e pormenorizada da realidade em estudo, insere-se naquilo que é designado de metodologia qualitativa, com caraterísticas de investigação-ação. Neste sentido estamos perante uma metodologia de investigação-ação, na modalidade de investigação-para-a-ação. Portanto, o método de investigação-ação permite obter ideias, utilizando a prática como um meio para desenvolver o conhecimento. Assim, durante todo este processo existiu produção do saber, através da reflexão sobre a ação, proporcionando um aumento do conhecimento do investigador e de todo o contexto envolvente. Este estudo foi colocado em prática unicamente em contexto de Educação Pré-Escolar, devido à pandemia de Covid-19, não houve intervenção em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico. As atividades a desenvolver com os alunos do 1.º ano de escolaridade foram objeto de planificação mas não foram concretizadas.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectEspaço exteriorpor
dc.subjectInteração socialpor
dc.subjectBem-estarpor
dc.subjectInteração lúdica e materiais não estruturadospor
dc.titleBrincar no espaço exterior: Um percurso participado para a construção de materiais lúdico-pedagógicospor
dc.typemasterThesispor
dc.pagination134 f.por
degois.identifier.tid202983854por
thesis.degree.nameDissertação de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2021por
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
wcag
File Description SizeFormat 
PDFA_Joana_Correia.pdf4.18 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons