Please use this identifier to cite or link to this item:
acessibilidade
http://hdl.handle.net/20.500.12207/5480
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | André, Maria do Céu Lopes da Silva | - |
dc.contributor.author | Correia, Joana Isabel Panasqueira | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-18T17:14:43Z | - |
dc.date.available | 2022-05-18T17:14:43Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-16 | - |
dc.identifier.citation | Correia, J. (2021). Brincar no espaço exterior: Um percurso participado para a construção de materiais lúdico-pedagógicos. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Beja]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Beja. http://hdl.handle.net/20.500.12207/5480 | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.12207/5480 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo insere-se nas Unidades Curriculares de Prática Profissional II e III, em contexto de Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este tem como objetivo investigar o espaço exterior e a sua utilização pelas crianças. A temática em estudo surgiu da observação e da constatação de ocorrências/ ações durante a permanência das crianças no espaço exterior à sala, nas semanas de observação cooperada da Unidade Curricular da Prática Profissional II – Educação Pré-Escolar. No decorrer do projeto foi formulada a seguinte questão de partida: Que intervenção realizar no espaço exterior de modo a que as crianças possam aí vivenciar situações de bem-estar e ludicidade? A metodologia de investigação aplicada no presente estudo, devido ao seu caráter descritivo e indutivo de análise intensiva e pormenorizada da realidade em estudo, insere-se naquilo que é designado de metodologia qualitativa, com caraterísticas de investigação-ação. Neste sentido estamos perante uma metodologia de investigação-ação, na modalidade de investigação-para-a-ação. Portanto, o método de investigação-ação permite obter ideias, utilizando a prática como um meio para desenvolver o conhecimento. Assim, durante todo este processo existiu produção do saber, através da reflexão sobre a ação, proporcionando um aumento do conhecimento do investigador e de todo o contexto envolvente. Este estudo foi colocado em prática unicamente em contexto de Educação Pré-Escolar, devido à pandemia de Covid-19, não houve intervenção em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico. As atividades a desenvolver com os alunos do 1.º ano de escolaridade foram objeto de planificação mas não foram concretizadas. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | por |
dc.subject | Espaço exterior | por |
dc.subject | Interação social | por |
dc.subject | Bem-estar | por |
dc.subject | Interação lúdica e materiais não estruturados | por |
dc.title | Brincar no espaço exterior: Um percurso participado para a construção de materiais lúdico-pedagógicos | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.pagination | 134 f. | por |
degois.identifier.tid | 202983854 | por |
thesis.degree.name | Dissertação de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2021 | por |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PDFA_Joana_Correia.pdf | 4.18 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License